Nome do Projeto
Condições Atmosféricas e a Atividade Elétrica de Sistemas Convectivos na Região Sudeste nos Meses de Outubro de 2007 e 2008
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/10/2013 - 31/12/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Resumo
A maneira pelas quais processos dinâmicos, termodinâmicos, cinemáticos e microfísicos afetam a geração das descargas elétricas atmosféricas em tempestades convectivas ainda está em investigação. Isto porque existem vários tipos de sistemas convectivos bem como diferentes padrões de descargas atmosféricas. Entretanto, o número de descargas detectadas por hora pode revelar importantes características da evolução destes sistemas e ocorrer tanto nas áreas convectivas quanto nas regiões estratiformes. O objetivo principal deste trabalho é o de identificar as condições ambientais nas quais sistemas convectivos ocorridos na região sudeste do Brasil nos meses de outubro de 2007 e de 2008 se desenvolveram, para verificar se estas poderiam ter influenciado na atividade elétrica observada. Estes sistemas serão separados em categorias, em função da quantidade de descargas geradas. A contabilização destas descargas ocorrerá a partir da sobreposição das mesmas nas imagens de satélite, utilizadas para a identificação dos sistemas convectivos. Para cada dia de ocorrência dos sistemas convectivos, serão realizadas simulações com o modelo WRF-ARW, utilizando grades aninhadas e em alta resolução. Inicialmente, serão analisadas as condições termodinâmicas e cinemáticas na formação e desenvolvimento destes sistemas. Em seguida, também serão calculados parâmetros convectivos (por exemplo, índice K, TT, SWEAT), perfis verticais e anomalias de algumas variáveis meteorológicas. Por categoria, será investigada a ocorrência de características atmosféricas comuns nos dias de ocorrência dos sistemas.

Objetivo Geral

2.1 Objetivo Geral

O objetivo principal deste trabalho é o de identificar as condições ambientais nas quais sistemas convectivos ocorridos na região Sudeste do Brasil em outubro de 2007 e de 2008 se desenvolveram, para verificar se estas poderiam ter influenciado na atividade elétrica observada.

2.2 Objetivos Específicos

Para atingir o objetivo geral, pretende-se:

a) identificar e separar os sistemas convectivos em categorias;
b) analisar campos meteorológicos e perfis verticais nos dias de ocorrência dos sistemas convectivos;
c) investigar características específicas nas condições atmosféricas, por categoria.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GABRIELA LAMEU MOREIRA3001/10/201331/07/2014
JOSIÉLE SOUZA DOS SANTOS401/10/201331/12/2015

Página gerada em 26/04/2024 06:09:02 (consulta levou 0.042959s)