Nome do Projeto
Tratamento de recessões gengivais por meio de técnicas cirúrgicas de recobrimento radicular. Avaliação pós-operatória de 2 anos.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
09/10/2013 - 09/10/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia
Resumo
Em Periodontia, a estética é conseguida com a presença simultânea de dois aspectos: a saúde periodontal e a harmonia das composições faciais, dentofacial, dentogengival, dentária e gengival. A periodontia atual mostra grandes progressos nas técnicas cirúrgicas com finalidade estética, dando grande ênfase para o tratamento da recessão gengival. A etiologia da recessão tecidual marginal é considerada multifatorial onde cada um dos fatores exerce uma função mais ou menos significativa, mas agindo em associação. A associação etiológica freqüente é a de um dente em posição vestibular ou que apresente um periodonto delgado, no qual a escovação excessiva ou a inflamação de origem bacteriana originou a recessão. A classificação proposta por Miller (1985) se baseia nas medidas entre a margem gengival, a junção muco-gengival e a perda óssea interdentária. Esta classificação tem um objetivo terapêutico fornecendo maior previsibilidade de resultados, permitindo uma maior precisão no prognóstico com relação ao tratamento de cobertura radicular. Assim os objetivos do presente estudo são: Avaliar os pacientes atendidos nas clínicas da Faculdade de Odontologia (UFPel), observando os seguintes aspectos relacionados à recessão gengival: tipo de defeito (classificação segundo Miller,1985), unitária ou múltipla, etiologia da recessão, presença de tecido queratinizado, espessura do tecido, fatores de risco ; determinar os casos indicados para o tratamento cirúrgico periodontal; Realizar a técnica cirúrgica de recobrimento radicular mais apropriada, segundo a previsibilidade; Acompanhar os resultados (cicatrização, creeping attachment e resultado estético) por um período de 24 meses em intervalos de três (3) meses.

Objetivo Geral

Este trabalho tem por objetivo:
I. Avaliar os pacientes atendidos nas clínicas da Faculdade de Odontologia (UFPel), observando os seguintes aspectos relacionados à recessão gengival: tipo de defeito(classificação segundo Miller,1985), unitária ou múltipla, etiologia da recessão, presença de tecido queratinizado, espessura do tecido, fatores de risco (Anexo 2);
II. Determinar os casos indicados para o tratamento cirúrgico periodontal;
III. Selecionar a técnica de recobrimento radicular mais apropriada, segundo a previsibilidade;
IV. Realizar a técnica cirúrgica de recobrimento radicular selecionada;
V. Acompanhar os resultados (cicatrização, creeping attachment e resultado estético) por um período de 24 meses em intervalos de três (3) meses.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JOSUE MARTOS209/10/201309/10/2016
LUIZ FERNANDO MACHADO SILVEIRA209/10/201309/10/2016
THIAGO MARCHI MARTINS209/10/201309/10/2016

Página gerada em 26/04/2024 05:23:40 (consulta levou 0.046277s)