Nome do Projeto
Estudo geoespacial da bacia hidrográfica do Arroio Pelotas (RS) utilizando a ferramenta Arc Hydro
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/01/2014 - 31/12/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Civil
Resumo
O estudo e a caracterização de bacias hidrográficas são enormemente facilitados com o uso de Sistemas de Informações Geográficas (SIGs). Os SIGs são sistemas automatizados capazes de armazenar, analisar e manipular dados geográficos, ou seja, dados que representam objetos e fenômenos em que a localização geográfica é uma característica inerente à informação e indispensável ao conhecimento para análises e processamentos. No âmbito da gestão de recursos hídricos, é fundamental o conhecimento acerca da variabilidade espacial e temporal dos indicadores e variáveis. Dessa forma, as soluções geográficas são essenciais para a produção de informações confiáveis e replicáveis através de métodos padronizados e para a estruturação de bases de informação capazes de integrar no território da bacia, os conhecimentos científicos sobre aspectos hidrológicos, ecológicos, sociais e econômicos. Para armazenamento e manipulação de dados espaciais, alguns softwares SIG se destacam, como o pacote proprietário ESRI ArcInfo® (ArcGIS) com um grande número de ferramentas prontas voltadas especialmente para abordagem de bacias hidrográficas. Para aproveitar o potencial de processamento do pacote ArcGIS no desenvolvimento de uma base de informações geográficas é necessário possuir conhecimento avançado sobre rotinas e algoritmos das extensões utilizadas. Devido à necessidade de conhecimento aprofundado e à importância e crescente utilização de SIG para modelagem de bacias hidrográficas, a ESRI desenvolveu o Arc Hydro, uma aplicativo acessório ao ArcGIS criado para dar suporte às ferramentas hidrológicas. O Arc Hydro consiste de dois componentes principais: o Arc Hydro Data Model e o Arc Hydro Tools. Esses dois componentes, associados a rotinas pré-estabelecidas, providenciam a estrutura básica para bancos de dados geográficos e uma variedade de utilitários que facilitam as análises frequentemente utilizadas na área de recursos hídricos. O Arc Hydro fornece a funcionalidade inicial para o desenvolvimento de sistemas de informação, mas estes ainda devem agregar estruturas e funções adicionais de bancos de dados, específicas para as aplicações. Após a derivação da superfície topográfica a partir de um MDE será possível caracterizar a bacia hidrográfica do Arroio Pelotas por meio de variáveis geomorfométricas. As variáveis a serem obtidas são: a declividade, a orientação das vertentes, a curvatura vertical e horizontal, a altitude, a curtose e a curva hipsométrica.

Objetivo Geral

O projeto proposto tem como objetivo principal utilizar a ferramenta Arc Hydro, do software ArcGIS, para caracterizar o relevo e os padrões de hidrografia da bacia do Arroio Pelotas (RS) visando armazenar as informações em um banco de dados geográficos.
Os objetivos específicos do projeto são: a) Gerar mapas de relevo e declividade da bacia hidrográfica do Arroio Pelotas; b) Determinar as principais variáveis geomorfométricas características do relevo da bacia; c) Analisar os padrões de hidrografia da bacia gerando mapas característicos; e d) Criar e alimentar o banco de dados geográficos (geodatabases).
O principal produto a ser obtido com o projeto é a implementação do banco de dados geográficos com informações de relevo e hidrografia da bacia hidrográfica do Arroio Pelotas.
As metas a serem alcançadas com o projeto são: a) Verificar o potencial da ferramenta Arc Hydro aplicada aos estudos hidrológicos; b) Aumentar a produção científica institucional com a publicação de artigos em periódicos e congressos nacionais e internacionais; c) Envolver um maior número possível de alunos de graduação e de pós-graduação no projeto como forma de inseri-los na pesquisa científica e tecnológica; e d) Fortalecer a graduação e a pesquisa na Universidade Federal de Pelotas - UFPel com intuito de aumentar o desempenho científico e tecnológico da instituição frente às demais universidades do país.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CLAUDIA FERNANDA ALMEIDA TEIXEIRA GANDRA401/01/201431/12/2015
KÁSSIA REGINA BAZZO1201/08/201431/07/2015
RITA DE CASSIA FRAGA DAME401/01/201431/12/2015

Página gerada em 20/04/2024 01:56:26 (consulta levou 1.096298s)