Nome do Projeto
Distribuição espacial e temporal de adultos de Anastrepha fraterculus (Wied. 1830) (Diptera: Tephritidae) em pomar de macieira sob cultivo orgânico na Região da Serra Gaúcha, RS.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
04/11/2013 - 02/11/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia - Entomologia Agrícola
Resumo
A mosca-das-frutas sul-americana é uma das principais pragas de importância econômica para a fruticultura. Nos últimos anos o aumento da densidade populacional em área de produção de frutas, tem acarretado prejuízos significativos, com perdas de produção, depreciação de frutos e inviabilização da comercialização, principalmente para exportação. São escassos os trabalho que visam monitorar o comportamento espacial desta praga dentro da área de cultivo. Tendo em vista isto, o presente trabalho tem por objetivo avaliar a distribuição espaço-temporal de Anastrepha fraterculus (Wiedeman. 1830) em macieira cultivada no sistema orgânico. O experimento será realizado, durante a safra 2013/14 e 2014/15, em quatro pomares de macieira localizados no município de Antônio Prado, RS. Para coleta de adultos de mosca-das-frutas serão instaladas 100 armadilhas por hectare, contendo 300 ml do atrativo alimentar CeraTrap®, sem diluição. Para avaliação dos danos ocasionados pelos adultos serão criadas ilhas de avaliação adaptada metodologia proposta por Pavlu (2012). Os pontos de localização geográfica das armadilhas e de dano serão fornecidos por um receptor GPS. Os mapas de distribuição espacial e temporal serão elaborados através do programa ArcGis 9.3. Para o estudo da dependência espacial será utilizada a interpolação geoestatística.

Objetivo Geral

Determinar as variações temporais de adultos da mosca-das-frutas sul-americana ao longo da safra da cultivar de macieira. Caracterizar a distribuição espacial de mosca-das-frutas sul americana nas áreas amostradas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final

Página gerada em 26/04/2024 06:45:09 (consulta levou 0.049852s)