Nome do Projeto
Análise dos esforços hidrodinâmicos a jusante de válvulas de sistemas de enchimento/esvaziamento de eclusas de navegação
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
09/12/2013 - 31/12/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Engenharias - Engenharia Civil - Engenharia Hidráulica
Resumo
Este projeto está fortemente sedimentado sobre a necessidade de aprimoramento das técnicas utilizadas para detectar, ainda na fase de projeto, o risco de que esforços hidrodinâmicos venham a causar danos às estruturas hidráulicas que compõe o sistema de enchimento/esvaziamento de dispositivos de transposição de nível. Desta forma, a busca por alternativas técnicas que venham a minimizar esses esforços torna-se cada vez mais necessária, tendo em vista todo o cenário previsto de evolução no sistema de navegação interior do país. Os problemas hidráulicos identificados, não apenas em eclusas de navegação, mas em obras hidráulicas em geral por ação dos escoamentos, tem sido estudados a partir de duas linhas distintas: modelagem física e modelagem numérica. A modelagem física permite a detecção de grandezas físicas diretamente em escala reduzida, que podem ser, ou não, afetadas pelos esfeitos de escala. Por outro lado, a modelagem matemática tem toda a liberdade de variação de parâmetros, contudo é necessária que seja realizada a calibração dos modelos utilizados para as simulações com dados de protótipos (ou obtidos em modelos físicos). Isso apenas vem comprovar que ambas abordagens tornam-se complementares e não podem ser tomadas individualmente sem que haja algum tipo de prejuízo técnico. O desenvolvimento deste projeto em rede, unindo diferentes áreas das engenharias, diferentes metodologias de abordagem, aliados às ciências probabilísticas aplicadas, se apresenta como alternativa de abordagem aos aspectos hidrodinâmicos dos escoamentos.

Objetivo Geral

O objetivo deste projeto é identificar formas de predizer e amenizar os esforços
hidrodinâmicos a jusante de comportas em aquedutos de enchimento e esvaziamento de eclusas de navegação de média/alta queda, aprimorando a tecnologia de projeto e construção, com vistas ao aumento da eficiência e segurança destes sistemas de transposição de nível. Para tanto, será necessário, inicialmente, efetuar uma investigação detalhada sobre as características hidráulicas do escoamento a partir de investigação experimental em modelos físicos hidráulicos de escalas distintas, com enfoque na avaliação estatística dos resultados experimentais e na definição de modelagem numérica capaz de reproduzir com fidelidade o escoamento. Posteriormente serão propostas alternativas estruturais no trecho imediatamente a jusante da comporta e/ou na comporta implementando essas alternativas na
modelagem física e na modelagem numérica, onde as condições do escoamento podem ser conduzidas a situações extremas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNA MOREIRA SELL1201/08/201531/07/2016
DAIANE FONSECA FREITAS809/12/201331/12/2016
JOAO PEDRO DE MORAIS DA SILVEIRA809/12/201331/12/2016
JOAO PEDRO DE MORAIS DA SILVEIRA1201/08/201431/07/2015
JOÃO PEDRO VIDAL MONDIN809/12/201331/12/2016
JULIANO PACHECO DOS SANTOS809/12/201331/12/2016

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 94.540,64
FINEPR$ 736.986,24

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