Nome do Projeto
Influência da técnica de isolamento e método de limpeza do conduto radicular na resistência de união de pinos anatomizados
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
16/02/2014 - 15/02/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Resumo
Dentes com grande perda da estrutura coronária geralmente necessitam de pinos intraradiculares como auxiliares na retenção do material restaurador. Diferentes tipos de pino e núcleo podem ser utilizados, dentre eles o pino anatomizado, o qualrequer para sua confecção, a utilização de um isolante no canal radicular. O objetivo desse estudo é avaliar a influência da técnica de isolamento e do método de limpeza do conduto radicular na resistência de união de pinos anatomizados. 80 incisivos centrais superiores humanos instrumentados pela técnica coroa-ápice e obturados com cimento AHPlus terão o conduto preparado para a técnica do pino anatômico. Os canais serão preparados com broca do kit de pinos nº3 e isolados conforme a divisão dos grupos: vaselina sólida como isolante, sem limpeza após confecção do pino (VSSL), vaselina sólida e limpeza com cones de papel após confecção do pino (VSCP), gel hidrossolúvel, sem limpeza (GHSL) e gel hidrossolúvel, enxágue com soro fisiológico e secagem com cones de papel (GHSF). Os pinos anatomizados serão elaborados pela técnica incremental utilizando pinos nº 2 (White post DC, FGM,Joinville, SC, Brasil) e resina composta (Z350, 3MESPE, St Paul, MN, EUA). Todos os pinos serão cimentados com cimento resino relix ARC conforme recomendações do fabricante. Os espécimes serão submetidos à termociclagem e após, teste pull-out para determinação da força de união. Os resultados serão analisados estatisticamente conforme homogeneidade dos dados em programa de computador específico e utilizando-se nível de significância de 5%.

Objetivo Geral

O objetivo do presente estudo será avaliar a influência do isolante e do método de limpeza do canal radicular na resistência de união de pinos anatomizados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CÉSAR BLAAS KNABACH216/02/201415/02/2016
TATIANA PEREIRA CENCI216/02/201415/02/2016

Página gerada em 26/04/2024 19:47:30 (consulta levou 0.041933s)