Nome do Projeto
Níveis de atividade física na escola: um estudo sobre as aulas de Educação Física e o recreio nas séries iniciais
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
03/03/2014 - 30/09/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Educação Física
Resumo
A Educação Física ganha papel de destaque na promoção de atividades físicas na escola. O período do recreio e as aulas de Educação Física, são para os alunos das séries/anos iniciais de ensino um dos melhores momentos do dia no ambiente escolar, ou seja, é a hora de se movimentar e tomar gosto pelas atividades que envolvam as práticas corporais. O presente estudo possui como objetivo geral diagnosticar os níveis de atividade física durante o recreio escolar, bem como, durante as aulas de Educação Física nos anos/séries iniciais de ensino (1º ao 5º ano/ 1ª a 4ª série) nas escolas públicas e privadas da cidade de Pelotas. Além disso, pretende-se verificar os conteúdos desenvolvidos, o contexto das aulas, as atitudes dos professores e a duração e intensidade dos esforços físicos realizados nas aulas de Educação Física das escolas da cidade de Pelotas/RS. O estudo é de caráter transversal observacional de base escolar, possui como população os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental - 1º ao 5º ano - das escolas públicas e privadas da cidade de Pelotas. Serão sorteadas aleatoriamente para a pesquisa 20 escolas, sendo 10 municipais, 7 estaduais e 3 privadas. Destas 20 escolas, serão sorteadas uma turma por ano/série de ensino, desta turma serão sorteados 4 alunos (2 meninos e 2 meninas) que utilizarão o acelerômetro e serão observados durante as aulas de Educação Física. Para observação das aulas de Educação Física será utilizado o instrumento SOFIT (System for Observing Fitness Instruction Time), já para observação do recreio escolar (no qual engloba todas as crianças presentes do espaço destinado ao recreio) será utilizado o instrumento de observação SOPLAY (System for Observing Play and Leisure Activity in Youth). Para cada turma selecionada, serão feitas três observações das aulas de Educação Física e do recreio sendo realizada nos mesmos dias. As análises de dados serão feitas através de análise descritiva a partir de médias e proporções, com respectivas medidas de dispersão, de todas as variáveis dependentes e independentes; análises bivariadas, com a utilização do teste de Qui-quadrado e Teste T para as associações, com desfechos categóricos ou contínuos, respectivamente, com ênfase à associação dos níveis de atividade física e variáveis relacionadas a aspectos individuais e do ambiente e análise multivariável da associação entre aspectos individuais e do ambiente com o nível de atividade física.

Objetivo Geral

Objetivo Geral

Diagnosticar o nível de atividade física durante o recreio escolar e nas aulas de Educação Física nos anos iniciais de ensino (1º ao 5º ano) em escolas públicas e privadas da cidade de Pelotas.

Objetivos Específicos
Quanto às aulas de Educação Física
• Descrever as aulas de Educação Física, quanto à intensidade e duração dos esforços físicos;
• Descrever os conteúdos das aulas de Educação Física;
• Comparar a intensidade e duração dos esforços físicos nas aulas de Educação Física conforme sexo e rede de ensino;
• Comparar os conteúdos desenvolvidos nas aulas de Educação Física conforme as diferentes redes de ensino (municipal, estadual e privada).

Quanto ao recreio escolar
• Avaliar o nível de atividade física dos alunos, a partir de medida direta (acelerômetro) e indireta (observação);
• Descrever o recreio escolar segundo: número de recreios; tempo; espaço físico; disponibilidade de material e orientação de profissional durante o recreio.
• Comparar o nível de atividade física dos alunos durante o recreio escolar segundo sexo; idade; cor da pele; ano de estudo; rede de ensino.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final

Página gerada em 26/04/2024 12:59:04 (consulta levou 0.043570s)