Nome do Projeto
Governança e performance do PAA: um estudo comparativo entre Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/03/2014 - 31/08/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Sociologia - Sociologia Rural
Resumo
Reconhecendo a importância e a originalidade da experiência brasileira de construção do Programa de Aquisição (PAA), que em 2013 completa 10 anos, este projeto de pesquisa procura analisar como vem ocorrendo a interface entre agricultura familiar e segurança alimentar e nutricional, proporcionada pelo PAA, a governança deste processo e seus principais resultados em dois contextos distintos: Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte. De modo específico, destacam-se os seguintes objetivos: a) a partir de dados quantitativos da execução nacional (PAA Data e outras fontes), avaliar a relevância, a eficácia, e os impactos do PAA no atendimento à diversidade interna da agricultura familiar (econômica e social), e na promoção da segurança alimentar e nutricional do país; b) analisar a implementação do PAA e seus efeitos sobre a diversidade da agricultura familiar nos estudos de caso selecionados; c) pesquisar os impactos do PAA nas entidades receptoras de alimentos e nos consumidores finais, particularmente no concerne à promoção de uma alimentação saudável; d) analisar a governança nos casos pesquisados, destacando as contribuições, limitações e desafios para a operacionalização do programa; e) investigar as interações estabelecidas entre o PAA e outros instrumentos de política pública e processos sociais voltados ao abastecimento alimentar territorial.

Objetivo Geral

O projeto de pesquisa tem como objetivo geral analisar a governança, os impactos e a sustentabilidade da articulação entre agricultura familiar e segurança alimentar e nutricional proporcionada pelo PAA. Visando atender este objetivo geral, aprofundar e delimitar melhor investigação, a seguir são delineados alguns objetivos específicos, já salientando caminhos metodológicos e indicadores prioritários.
a) a partir de dados quantitativos da execução nacional (PAA Data e outras fontes), avaliar a relevância, a eficácia, e os impactos do PAA no atendimento à diversidade interna da agricultura familiar (econômica e social), e na promoção da segurança alimentar e nutricional do país.
b) a partir de estudos de caso em duas grandes regiões brasileiras e da comparação entre agricultores beneficiários e não beneficiários, analisar a implementação do PAA e seus efeitos na diversidade da agricultura familiar.
c) pesquisar os impactos do PAA nas entidades receptoras de alimentos e nos consumidores finais, particularmente no concerne à promoção de uma alimentação saudável.
d) analisar a governança nos casos pesquisados, destacando as contribuições, limitações e desafios para a operacionalização do programa.
e) investigar as interações estabelecidas entre o PAA e outros instrumentos de política pública e processos sociais voltados ao abastecimento alimentar territorial.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANTONIO DAVI VAZ LIMA2001/03/201431/08/2015
CARMEN JANAINA BATISTA MACHADO2001/03/201401/08/2015
CLÁUDIO BECKER2001/03/201431/08/2015
JOSUAN STURBELLE SCHIAVON1201/08/201431/01/2015

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CNPqR$ 30.000,00

Página gerada em 26/04/2024 11:52:05 (consulta levou 0.067712s)