Nome do Projeto
Percursos Religiosos em Pelotas
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
10/05/2014 - 10/05/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Antropologia
Resumo
Este estudo tem como objeto de investigação as práticas e crenças relacionadas aos movimentos religiosos na cidade de Pelotas e arredores. Pelotas é uma cidade onde são encontradas diferentes configurações religiosas, de redes de novas religiosidades contemporâneas (como os movimentos de Nova Era), passando pelas religiões mediúnicas (Espiritismo e Religiões Afro-Brasileiras) e as configurações tradicionais de culto (Catolicismo, Protestantismos Históricos, Pentecostais e Neo-Pentecostais). A bibliografia antropológica, sociológica e histórica é bastante rica, contribuindo sobremaneira para o bom desenvolvimento de uma pesquisa como a agora proposta. Além disso, é grande a procura de alunos para orientações sobre este vasto campo religioso e este Projeto de Pesquisa objetiva, justamente, sanar esta lacuna e desenvolver um estudo que contemple a identificação e análise desta realidade.

Objetivo Geral

Objetivo Geral do projeto:

Após um mapeamento inicial, objetiva-se realizar uma investigação com sujeitos que estão inseridos no universo de crenças e práticas concebidas como integrantes do campo religioso de Pelotas, a fim de perceber como é construída sua identidade cultural e secular no contexto social em que vivem, bem como sua representação das esferas do sagrado/religioso. Este Projeto de Pesquisa objetiva, igualmente, dar suporte e orientação para os discentes de graduação e pós-graduação em Antropologia desta Universidade.

Objetivos Específicos:

a) Levantamento bibliográfico;
b) Mapeamento dos circuitos religiosos da cidade e identificação inicial dos movimentos e frequentadores destes;
c) Etnografia, visando identificar, num segundo momento, qual a percepção dos sujeitos inseridos no campo religioso de Pelotas com relação à identificação das esferas laicas e sagradas de suas atuações cotidianas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final

Página gerada em 24/04/2024 05:39:22 (consulta levou 0.150960s)