Nome do Projeto
ACERVOS ESCOLARES: POSSIBILIDADES DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO NO CAMPO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
16/04/2014 - 16/04/2020
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - História da Educação
Resumo
O presente projeto tem por prioridade a atuação junto a escolas da rede pública de ensino de Pelotas buscando a valorização, organização e constituição de seus acervos históricos (documentos, livros, mobiliário, material de ensino) e de sua história e memória institucional. Objetiva-se propiciar o envolvimento de professores e alunos da graduação e da pós graduação da FAE/UFPEL, através de atividades no sentido de identificação, valorização e preservação dos acervos escolares, minimizando a vulnerabilidade em que estes se encontram. Busca-se, também, sensibilizar e incentivar a participação das escolas em ações a serem desenvolvidas no sentido do resgate e construção de sua história institucional, identidade e acervo documental, viabilizando a possibilidade de compreensão sócio-histórica, organização institucional e intervenção social.

Objetivo Geral

Dando continuidade ao trabalho que vem sendo realizado junto ao Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE) da FAE/UFPEL que prioriza a pesquisa e a preservação do patrimônio educacional da cidade de Pelotas e região, objetiva-se:
- realizar um trabalho sistemático de pesquisa, de resgate e preservação da História da Educação, evitando a dispersão e o descarte de materiais que levam a perdas irreparáveis de documentos fundamentais para o conhecimento de nossa história;
- oportunizar aos graduandos e pós-graduandos da FAE/UFPEL uma vivência interinstitucional (UFPel/escolas públicas) que alie a pesquisa, o ensino e a extensão, em espaços em que se possa produzir saberes que contribuam com sua produção acadêmica e científica;
- gerar produtos ou processos que contribuam com os artigos, monografias, dissertações e teses que vem sendo realizadas, disponibilizando saberes nos meios e fóruns acadêmicos e em publicações sobre as experiências vivenciadas;
- propiciar o envolvimento da universidade no sentido de preservação e apropriação do patrimônio educacional, minimizando a vulnerabilidade em que este se encontra, mormente nas instituições escolares.
- sensibilizar e incentivar a participação das escolas públicas em ações a serem desenvolvidas no sentido de resgate e constituição de sua história, sua identidade e acervo documental, viabilizando a possibilidade de compreensão sócio-histórica, organização institucional e intervenção social;
- desenvolver junto às escolas atividades como oficinas, palestras e cursos que visem ações educativas e culturais voltadas para a valorização, organização e constituição de seus acervos, incentivando-as às pesquisas sobre sua própria história institucional e identidade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE DAUNIZ SICCA1201/08/201231/07/2014
FERNANDO CEZAR RIPE DA CRUZ516/04/201416/04/2020
HARDALLA SANTOS DO VALLE516/04/201416/04/2017
JEANE DOS SANTOS CALDEIRA516/04/201416/04/2020
LISLAINE SIRSI CANSI516/04/201416/04/2020
MAGDA DE ABREU VICENTE516/04/201416/04/2018
MARIA CRISTINA DOS SANTOS LOUZADA516/04/201416/04/2018
RAQUEL AZAMBUJA SANTOS516/04/201416/04/2018

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