Nome do Projeto
Avaliação de práticas educativo-preventivas em saúde bucal com crianças deficientes auditivas
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
16/03/2014 - 27/06/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Resumo
O trabalho com crianças deficientes auditivas ainda hoje é um obstáculo a ser ultrapassado pelos profissionais de saúde e os dados sobre a saúde bucal são pouco conhecidos. Dessa forma, este estudo do tipo antes-depois tem o objetivo de avaliar a efetividade de uma proposta educativa-preventiva de atenção à saúde bucal direcionada a 62 escolares com deficiência auditiva, além de avaliar suas condições de higiene bucal. Após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa, um questionário inicial será feito com os cuidadores, a fim de coletar dados sobre os escolares, tais como hábitos de higiene, condições socioeconômicas, frequência alimentar e dieta cariogênica. Com os escolares será aplicado um breve questionário para verificar o domínio em relação aos assuntos da saúde bucal, o qual será aplicado novamente ao término do estudo. Serão realizadas atividades educativo-preventivas com os escolares e escovação supervisionada, com a ajuda de uma professora como intérprete para LIBRAS. A higiene bucal será avaliada através de um exame inicial na primeira semana, empregando o Índice de Placa e Índice de Sangramento, e outro uma semana após o término das atividades. O sucesso na proposta educativa-preventiva será considerado pela melhora nas condições de higiene bucal.

Objetivo Geral

Objetivo Geral
Avaliar a efetividade de uma proposta educativa/preventiva de atenção à saúde bucal direcionada a escolares com deficiência auditiva.

Objetivos específicos

• Identificar as condições de higiene bucal de escolares deficientes auditivos;
• Identificar hábitos de higiene bucal, condições socioeconômicas, frequência alimentar e dieta cariogênica;
• Avaliar a percepção dos pais e/ou cuidadores em relação à higiene bucal dos escolares;
• Avaliar a efetividade da proposta educativa-preventiva em saúde bucal direcionada a crianças com deficiência auditiva.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNA ALDRIGHI RUAS216/03/201427/06/2014
CILENE GONÇALVES BORGES216/03/201427/06/2014
VANESSA POLINA PEREIRA DA COSTA116/03/201427/06/2014

Página gerada em 26/04/2024 12:57:59 (consulta levou 0.040681s)