Nome do Projeto
O novíssimo cinema brasileiro: análise de filmes nacionais contemporâneos no que se refere a narrativa e relações mercadológicas
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
22/04/2014 - 12/12/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes
Resumo
Em 2013, o Brasil bateu importante recorde no campo audiovisual: foram 127 filmes brasileiros lançados em salas comerciais, entre ficções, documentários e animações. Desde a década de 80 o cinema brasileiro não passava da centena no número de longas que chegavam na tela grande. Além do número de filmes, o recorde se estende para a fatia de mercado conquistada: 18,6% do que os brasileiros assistiram em salas de cinema no ano de 2013 foram obras nacionais, contra os 10,6% de 2012. Em 2013, os filmes brasileiros atraíram 27,8 milhões de espectadores para os cinemas de todo o país, melhor resultado das últimas duas décadas. O objetivo do projeto é analisar brevemente a situação geral dessas obras nacionais, principalmente as obras documentais. Dessa importante safra de filmes lançados em 2013, foram 75 ficções, 50 documentários e duas animações. Isso significa que quase 40% do que foi lançado em salas no ano passado eram narrativas documentais. O objetivo é, portanto, lançar um breve olhar sobre essa vertente documental do audiovisual brasileiro, tentando relacionar conceitos como mercado, roteiro e público em filmes documentários de longa-metragem.

Objetivo Geral

Entre os objetivos desta pesquisa, está a procura por compreender a realidade atual do cinema brasileiro, no que se refere a narrativa e relações mercadológicas. A pesquisa se caracteriza por buscar garimpar alguns longas lançados em 2013, principalmente as obras documentais. Através da última etapa – análise narrativa dos filmes – este projeto visa traçar um panorama do novíssimo cinema brasileiros, suas formas narrativas audiovisuais, aprimorando a sensibilidade na arte de se contar histórias. Uma das metas do projeto é investigar as estratégias de abordagem dos filmes, quanto a perfil do diretor, questões narrativas e performance de mercado.# Realizar um mapeamento do cinema brasileiro, descobrindo e contatando produtores e realizadores;
# Investigar a trajetória comercial do documentário brasileiro;
# Realizar um estudo sobre a janela de TV e a importância deste espaço como potencial janela para documentários no Brasil;
# Fazer entrevistas via e-mail com diretores e produtores de documentários, a fim de descobrir o caminho do filme após a finalização, as dificuldades de distribuição, as janelas alternativas de exibição;
# Assistir e analisar filmes nacionais lançados em 2013 e/ou 2014, focando na estética e narrativa (utilizar metodologia da Análise Fílmica);
# Refletir sobre o que está sendo feito nos filmes documentários nacionais da atualidade, no que se refere à arte de narrar histórias;
# Explorar a relação entre o uso de roteiro para ficção e roteiro para documentário, e sua relação com os editais de fomento público ao cinema;
# Desenvolver um olhar crítico sobre o novíssimo cinema nacional;
# Contribuir com a pesquisa em cinema no Brasil, descobrindo dados novos sobre a situação dos filmes contemporâneos, realizados com dinheiro público.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNA FORTES THEDIM SARDILLI201/05/201410/12/2014
DANIEL REIGADA PIVA201/05/201410/12/2014
GABRIEL PAIXÃO CIOCHETTI201/05/201410/12/2014

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