Nome do Projeto
A pedagogia contemporânea da flauta transversal no Brasil: discursos de práticas pedagógicas
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
31/03/2014 - 31/07/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Resumo
A pesquisa visa investigar a prática pedagógica dos professores de flauta transversal que atuam em instituições de ensino no Brasil. A investigação terá como base os discursos dos professores e alunos. Será desenvolvida tanto sobre as ações que envolvem a preparação quanto a execução do ensino no cotidiano, procurando perscrutar não só como é desenvolvido o conteúdo tradicional (sonoridade, escalas, arpejos, estudos, repertório, textos de livros especializados, entre outros), mas também ações que os professores realizam para complementar a formação dos estudantes conforme as necessidades do atual mercado de trabalho.

Objetivo Geral

A pesquisa visa investigar a prática pedagógica dos professores de flauta transversal que atuam em instituições de ensino no Brasil. A investigação terá como base os discursos dos professores e alunos. Será desenvolvida tanto sobre as ações que envolvem a preparação quanto a execução do ensino no cotidiano, procurando perscrutar não só como é desenvolvido o conteúdo tradicional (sonoridade, escalas, arpejos, estudos, repertório, textos de livros especializados, entre outros), mas também ações que os professores realizam para complementar a formação dos estudantes conforme as necessidades do atual mercado de trabalho.

Pretende-se, após a coleta, organização e análise dos discursos, elaborar um Inventário de Tópicos Pedagógicos das práticas pedagógicas apresentadas. O Inventário será utilizado para transversalizar informações e, se possível, estabelecer relações de pensamentos com as correntes da educação, conforme Aranha (2006) e com os modelos de ensino de instrumento, conforme Tait (1992) e Hallam (1998), (2006).

A partir do produto final obtido — Inventário de Tópicos Pedagógicos — pretende-se, no primeiro momento, estimular a produção de artigos e, posteriormente, elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso envolvendo a temática pesquisada. Naturalmente o produto obtido poderá ainda fomentar futuras pesquisas em programas de pós-graduação, contribuindo para procurar minimizar a lacuna causada pela carência de pesquisas que investigam o cotidiano do professor de instrumento, em especial ao professor de flauta, na preparação e execução de seu ensino.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMANDA OLIVEIRA DE SOUZA401/08/201431/07/2015
AMANDA OLIVEIRA DE SOUZA1231/08/201431/07/2015
FRANCISCO BALTAZAR VENANCIO416/03/201531/07/2015
FRANCISCO BALTAZAR VENANCIO1201/04/201531/07/2015
JOSI HELLEN MARTINS DE AZEVEDO1231/03/201431/07/2015
JÚLIO WARKEN ZABALETA1201/08/201431/03/2015
JÚLIO WARKEN ZABALETA401/08/201428/02/2015
MATEUS MESSIAS416/03/201531/07/2015
MAYARA ARAUJO DO AMARAL231/03/201431/07/2015
MAYARA ARAUJO DO AMARAL1201/08/201431/07/2015

Página gerada em 07/04/2020 01:10:08 (consulta levou 0.063470s)