Nome do Projeto
Desenvolvimento de Anastrepha fraterculus (Wied., 1830) (Diptera, Tephritidae) relacionado a acidez de frutos de Citrus
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
07/04/2014 - 31/03/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia - Entomologia Agrícola
Resumo
A mosca-das-frutas sul-americana, Anastrepha fraterculus (Wied., 1830) (Diptera, Tephritidae) é considerada uma das principais pragas da cultura dos citros para a região Sul do Brasil. No entanto, os parâmetros de biologia utilizando frutos cítricos como hospedeiros, ainda não foram determinados. Desta forma, o presente projeto tem como objetivo principal conhecer o desenvolvimento de A. fraterculus em frutos cítricos e avaliar o efeito da acidez na biologia de A. fraterculus em dieta artificial. Será avaliado o desenvolvimento deste inseto em frutos de laranja „Valência‟ [Citrus sinensis (L.) Osbeck], tangerina „Ortanique‟ [Citrus reticulata Blanco x Citrus sinensis (L.) Osbeck] x e limão „Cravo‟ (Citrus limonia Osbeck) durante um estádio fenológico, o desenvolvimento de A. fraterculus em frutos de laranja „Valência‟ durante três estádios de maturação e a caracterização fenológica da variedade „Valência‟. Os parâmetros fenológicos avaliados serão: peso médio dos frutos (g), diâmetro dos frutos (mm) e espessura da casca (mm). Para A. fraterculus serão avaliados os parâmetros biológicos de duração dos estágios de larva e de pupa e do período ovo-adulto, peso médio de pupas, fecundidade, fertilidade e razão sexual. Os dados biológicos serão analisados por meio do programa estatístico R®. Com os dados obtidos será elaborada uma tabela de vida de fertilidade para A. fraterculus.

Objetivo Geral

Objetivo Geral
Obter conhecimento sobre o desenvolvimento de Anastrepha fraterculus em frutos cítricos e avaliar o efeito da acidez sobre sua biologia em dieta artificial.
Objetivos Específicos
- Avaliar o desenvolvimento de A. fraterculus em frutos de laranja, tangerina e limão durante um estádio fenológico dos frutos.
- Avaliar o efeito da acidez sobre os parâmetros biológicos de A. fraterculus em dieta artificial.
- Avaliar o desenvolvimento de A. fraterculus em frutos de laranja „Valência‟, durante três estádios fenológicos da frutífera.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
NAYMA PINTO DIAS3007/04/201431/03/2015

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
EMBRAPAR$ 27.040,00

Página gerada em 29/03/2024 05:41:13 (consulta levou 0.040704s)