Nome do Projeto
Construção da identidade profissional docente: um olhar sobre o estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura da UFPel e IF - CAVG
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
05/05/2014 - 05/05/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Resumo
A prática do estágio curricular supervisionado, nos cursos de licenciatura, trata-se de um dos componentes curriculares determinantes na formação inicial de professores, e como tal desempenha papel primordial na construção da identidade destes profissionais. a formação é definida não só como uma atividade de aprendizagem situada em tempos e espaços limitados e precisos, mas, também, como a ação vital de construção de si próprio, onde a relação entre os vários pólos de identificação é fundamental. Essa construção de si próprio é um processo de formação. Este processo é definido como uma função permanente, que dá forma e ritmo e põe em contato diferentes fontes de conhecimento (PINEAU apud MOITA, 1992). Dominicé (apud MOITA, 1992) define o processo de formação como um conjunto complexo em movimento, uma globalidade própria à viva de cada pessoa. Só é possível ter acesso a essa globalidade e complexidade a partir da identificação de processos parciais de formação enquanto linhas de força, de componentes, de traços dominantes de uma história de vida. É na confluência desses processos parciais que é possível encontrar uma lógica singular, um modo único de os gerir, que é denominado processo global de formação.
Objetivo Geral
Objetivo Geral:
Analisar de que forma se configuram os processos de construção da identidade profissional docente durante o Estágio Curricular Supervisionado.
Objetivos Específicos:
Identificar as concepções de ensino, educação, aprendizagem, avaliação, dentre outros presentes na organização e realização da prática pedagógica dos licenciandos dos cursos de Música da Ufpel e Licenciatura em Física do IFSul CAVG;
Analisar as relações que professores tem realizado com os seus saberes, e, em qual medida a socialização profissional vem sendo construída;
Analisar de que forma se configuram os processos de construção da identidade profissional docente durante o Estágio Curricular Supervisionado.
Objetivos Específicos:
Identificar as concepções de ensino, educação, aprendizagem, avaliação, dentre outros presentes na organização e realização da prática pedagógica dos licenciandos dos cursos de Música da Ufpel e Licenciatura em Física do IFSul CAVG;
Analisar as relações que professores tem realizado com os seus saberes, e, em qual medida a socialização profissional vem sendo construída;
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
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CRISTIANE DIAS RIBEIRO | 12 | 01/08/2014 | 31/07/2015 |