Nome do Projeto
ATIVIDADE FÍSICA E BARREIRAS EM CRIANÇAS DE PELOTAS COM AUTISMO
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
05/05/2014 - 31/12/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Educação Física
Resumo
O autismo é um transtorno complexo e abrangente do neurodesenvolvimento, caracterizado por déficit na interação social, na comunicação, e pela presença de comportamentos restritos e estereotipados. Esses déficits podem ser amenizados com uma prática regular de atividade física. Objetivo desta pesquisa é descrever o padrão de atividade física de crianças com autismo entre quatro e 10 anos de idade residentes de Pelotas e investigar as barreiras para a prática de atividade física neste mesmo grupo de crianças. O presente trabalho define-se como um estudo epidemiológico transversal realizado com uma amostra de aproximadamente 70 crianças com autismo - 4 e 10 anos -, residentes em Pelotas, RS. A amostragem foi feita de forma intencional buscando todas as crianças que recebem algum tipo de atendimento nas instituições da cidade. Foram coletadas informações socioeconômicas, demográficas, relacionadas a saúde, indicadores do estilo de vida e informações sobre os fatores determinantes para prática de atividade física. Para operacionalização da atividade física foram utilizadas medidas por acelerometria e também pelo questionário.
Objetivo Geral
Descrever o padrão de atividade física de crianças com autismo entre quatro e 10 anos de idade residentes de Pelotas e investigar as barreiras para a prática de atividade física neste mesmo grupo de crianças.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
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ALEXANDRE CARRICONDE MARQUES | 1 | 05/05/2014 | 31/12/2014 |
ANDRESSA VALADARES TABELIÃO | 5 | 05/05/2014 | 31/12/2015 |
GABRIELE RADUNZ KRÜGER | 10 | 05/05/2014 | 31/12/2015 |
MARLUCI RAQUEL MACHADO SCHAFER | 12 | 01/08/2014 | 31/07/2015 |