Nome do Projeto
IMPACTO DA COMUNICAÇÃO PERSUASIVA SOBRE A DISPOSIÇÃO A PAGAR PELA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS NA AMAZÔNIA
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
03/08/2014 - 31/07/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia dos Recursos Naturais
Resumo
Nosso interesse é avaliar como que a comunicação persuasiva pode alterar a disposição a pagar pela recuperação de áreas degradadas na Floresta Amazônica de indivíduos que não são usuários diretos desse recurso, isto é, indivíduos que possuem pouca experiência e pouca informação a priori sobre a Floresta Amazônica. Dentro deste contexto escolhemos como grupo de amostra alunos de primeiro semestre da Universidade Federal de Pelotas, uma vez que estes constituem um grupo com pouca experiência e pouca informação. A idéia é dividir a amostra de alunos em cinco grupos de forma aleatória e aplicar diferentes “pacotes” de informação nos grupos obtidos. Os cinco cenários de informação que propomos são: ausência de informação, informação básica, informação expandida com viés negativo (viés ambientalista), informação expandida com viés positivo (viés econômico ou industrial) e informação completa. Assim, desejamos contribuir com essa literatura testando uma hipótese nova: o efeito da comunicação persuasiva sobre a disposição a pagar de indivíduos com informação incompleta. Destacamos que este tipo de experimento nunca foi conduzido para um recurso ambiental no Brasil.

Objetivo Geral

OBJETIVO GERAL:
O objetivo deste trabalho é investigar como a disposição a pagar por recursos ambientais é influenciada pela comunicação persuasiva. Ou seja, queremos identificar como informações viesadas podem afetar as crenças e atitudes de indivíduos em relação a um recurso ambiental não familiar (distante), a floresta Amazônica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
•Mensurar o impacto de cada tipo de informação (viés positivo e negativo) sobre a disposição a pagar;
•Analisar o papel da mídia nas crenças e atitudes dos indivíduos em relação aos recursos ambientais;
•Identificar os fatores sócio-econômicos que afetam a disposição a pagar.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DANIEL DE ABREU PEREIRA UHR803/08/201403/08/2014
FELIPE GARCIA RIBEIRO803/08/201403/08/2014
GABRIEL OLIVEIRA PRIMO1201/08/201431/07/2015
RENAN PORN PERES1201/08/201431/07/2015
RENAN PORN PERES1201/08/201303/08/2014
RENAN PORN PERES2003/08/201403/08/2014
VINÍCIUS HALMENSCHLAGER1203/08/201403/08/2014

Página gerada em 09/12/2018 17:40:22 (consulta levou 0.074998s)