Nome do Projeto
Análise da tipologia arquitetônica e morfologia urbana de conjuntos habitacionais modernos promovidos até o fim do BNH. Pelotas (1950-1986)
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2014 - 31/07/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo
Resumo
A partir da década de 50 começaram a ser construídos em Pelotas, conjuntos habitacionais multifamiliares, tipologia desenvolvida a partir de influências da Arquitetura Moderna. Considerando o período entre 1950 até o fim da ação do BNH, foram registrados no município cerca de 50 conjuntos habitacionais sob a forma de blocos de apartamentos. Esses empreendimentos foram fortemente influenciados pela corrente modernista na arquitetura, apresentando ao mesmo tempo características próprias regionais. Esse estudo pretende analisar as características morfotipológicas de conjuntos construídos até o fim do BNH, observando as influências da arquitetura moderna e verificando as contribuições especificas regionais agregadas a esse resultado e os impactos gerados na paisagem urbana a partir do referencial da arquitetura moderna. Para essa finalidade serão caracterizados os conjuntos existentes e realizados levantamentos com a intenção de identificar as características morfotipológicas desses conjuntos. Para atender o objetivo pretendido serão realizadas a análise das tipologias habitacionais e características locais, evidenciando a repercussão na morfologia e tipologia da cidade e a análise das morfologias urbanas e aspectos regionais, identificando as adaptações/alterações do tecido urbano existente, sob o referencial da arquitetura moderna.

Objetivo Geral

Analisar as características morfotipológicas de conjuntos construídos até o fim do BNH, observando as influências da arquitetura moderna e verificando as contribuições especificas regionais agregadas a esse resultado e os impactos gerados na paisagem urbana a partir do referencial da arquitetura moderna.
Os objetivos específicos desse projeto são:

1. Caracterizar os Conjuntos Habitacionais sob a forma de edifícios multifamiliares, construídos em Pelotas entre 1950 e 1986, inspirados pelas concepções modernas;
2. Classificar as tipologias arquitetônicas e morfologias urbanas utilizadas nos projetos dos conjuntos habitacionais, em Pelotas, que refletiram as características do movimento moderno na arquitetura, identificando as características próprias dessa produção.
3. Analisar os impactos dessas inserções na paisagem da cidade, a partir do referencial da arquitetura moderna.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CELIA HELENA CASTRO GONSALES401/08/201431/07/2016

Página gerada em 19/10/2019 17:00:15 (consulta levou 0.080519s)