Nome do Projeto
Histórias e memórias de escolas da cidade de Pelotas
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
14/05/2014 - 14/05/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - História da Educação
Resumo
Este projeto busca, através da organização de coletâneas de textos, vários olhares sobre a história e a memória de instituições educacionais pelotenses, fazendo emergir fatos significativos que contribuíram para a constituição de sua identidade de escola, ou seja, o que as torna um estabelecimento de ensino singular. Pretende-se contemplar escolas que tenham se destacado por sua representatividade junto à comunidade pelotense, tanto em termos de proposta pedagógica como de abrangência de alunos atendidos. Nos textos serão apresentados relatos de alunos, professores e funcionários e também pessoas que exerceram cargos burocráticos no âmbito educacional da cidade. Salienta-se que este projeto também visa contribuir com os estudos que vêm sendo desenvolvidos pelos docentes da área de História da Educação da FaE/UFPel - que, reunidos em torno do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE), têm privilegiado em suas pesquisas individuais os processos históricos da constituição da escola, da profissão docente e das idéias pedagógicas.

Objetivo Geral

Têm-se como objetivo geral desse projeto: a elaboração, organização e publicação de coletâneas de textos que abordem aspectos da história e da memória de instituições de ensino da cidade de Pelotas.
Como objetivos mais específicos, pretende-se:
- fazer um estudo bibliográfico sobre a temática da investigação;
- resgatar documentos escritos, orais e iconográficos sobre as escolas, formando um banco de dados no CEIHE;
- identificar e analisar aspectos históricos das instituições de ensino, tais como sua gênese, propostas pedagógicas e sua inserção na comunidade;
- organizar os textos que abordem relatos daqueles que passaram pela instituição de ensino em diferentes períodos como alunos, professores e funcionários assim como pessoas que exerceram cargos burocráticos no âmbito educacional da cidade.
- contatar com diferentes fóruns de história e de educação em nível regional, nacional ou internacional, visando à produção e divulgação de trabalhos científicos;
- promover debates e seminários sobre a temática estudada.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE DAUNIZ SICCA1201/08/201431/07/2015
MARIANA BARBOSA LEITE1201/08/201831/07/2019
VÍTOR ALVES DE SOUSA1201/08/201831/07/2019

Página gerada em 21/10/2019 04:54:29 (consulta levou 0.094449s)