Nome do Projeto
Presciência e liberdade na perspectiva de Ockham: Repercussões e desdobramentos na discussão contemporânea
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
26/05/2014 - 25/05/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Filosofia
Resumo
O ponto de partida deste estudo diz respeito ao exame e reconstrução da resposta de Guilherme de Ockham (século XIV) ao problema da presciência divina e da liberdade humana. A pesquisa, então, estende-se para uma verificação e análise das repercussões e desdobramentos da perspectiva ockhamista nas discussões contemporâneas sobre o tema. Com efeito, busca-se esclarecer os seguintes questionamentos: A proposta de Ockham é resolutiva? Qual o ponto que garante sua retomada contemporaneamente? Qual seu potencial para as discussões contemporâneas sobre o tema? Que sofreram reformulações? As respostas dos ockhamistas à questão são mais efetivas? Como os ockhamistas contemporâneos enfrentam as criticas? Suas respostas são efetivas? De modo a esclarecer essas questões (e outros questionamentos, é preciso incialmente reconstruir a posição de Ockham a partir de seus escritos. Em seguida, apresentar as abordagens de cunho ockhamista retomadas contemporaneamente. Por fim, analisar essas alternativas cotejando-as com as críticas que lhes são endereçadas.

Objetivo Geral

Analisar a perspectiva de Ockham acerca do problema da presciência divina e da liberdade humana e seus desdobramentos e repercussões nas discussões contemporâneas sobre esse tópico.
Revisar as fontes teóricas de Ockham cuja contribuição é relevante para o debate contemporâneo acerca do dilema da presciência e liberdade;
Reconstruir a argumentação de Ockham ao problema;
Caracterizar as posições contemporâneas de viés ockhamista;
Analisar a efetividade das posições ockhamistas em relações as críticas endereçadas a elas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
WILLIAM SARAIVA BORGES1201/08/201431/07/2015

Página gerada em 29/03/2024 02:30:41 (consulta levou 0.155488s)