Nome do Projeto
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DO TRABALHADOR PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DO PIBID NA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
27/06/2014 - 31/12/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Educação Física
Resumo
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma ação governamental – uma política pública -, elaborada e executada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O programa dispõe de bolsas para os participantes e, também, para professores da escola pública que atuam como supervisores e com a função de contribuírem para o processo de formação dos futuros docentes. Assim, o PIBID é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas orientadas por um docente da licenciatura e por um professor da escola (CAPES, 2013). Em 2013 participavam do PIBID 195 Instituições de Educação Superior de todo o país que desenvolviam 288 projetos de iniciação à docência em aproximadamente 4 mil escolas públicas de educação básica. Na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o PIBID teve início em 2009 e foi integrado por cursos da área de Ciências Exatas e Biológicas (Matemática, Química, Física e Biologia). Em 2010 foi aprovado o projeto da área de Ciências Humanas que acabou por integrar os cursos de Licenciatura em História, Letras, Filosofia, Teatro, Ciências Sociais e Pedagogia. Na UFPel este projeto foi denominado de PIBID II/Humanidades. Finalmente, no ano de 2012, foi incorporado ao PIBID II/Humanidades o curso de Educação Física, incluído no processo de prorrogação que ocorreu em agosto de 2012. Este estudo tem como objetivo geral analisar o PIBID como uma política de formação do professor de educação física. Como objetivos específicos tem a intenção de verificar e analisar os impactos na formação inicial de graduandos do curso de educação física da ESEF-UFPel que participaram do programa nos anos de 2012 e 2013. Trata-se de um estudo descritivo, de cunho qualitativo, que utilizará procedimentos de análise crítica de discurso para analisar os dados. Espera-se contribuir com o aprofundamento de questões pertinentes à formação inicial do professor de educação física.

Objetivo Geral

Este estudo tem como objetivo geral analisar o PIBID como uma política de formação do professor de educação física. Como objetivos específicos tem a intenção de verificar e analisar os impactos na formação inicial de graduandos do curso de educação física da ESEF-UFPel que participaram do programa nos anos de 2012 e 2013.

Equipe do Projeto

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