Nome do Projeto
Cultura Política e Percepção Tributária no Brasil: uma análise pós-ditadura militar
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
20/06/2014 - 19/06/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Ciência Política
Resumo
Nos últimos anos estudos têm mostrado a peculiaridade da Cultura Política dos brasileiros, que mostram certo descaso com a dimensão política em diferentes âmbitos no país. Tal descaso pode se caracterizar por um conjunto de aspectos como a pouca participação em atividades políticas não-obrigatórias, baixo interesse por política, baixo nível de confiança em políticos e em instituições políticas. Contudo, são os políticos e as suas instituições que definem um aspecto crucial do funcionamento do contrato social: os tributos. Por meio dos tributos se tem o acesso a bens e serviços oferecidos pelo Estado à população. Nesse sentido, este projeto de pesquisa visa verificar a percepção tributária dos brasileiros e a sua relação com a cultura política da população de 1985 aos dias atuais. Para tanto, serão verificadas diversas pesquisas quantitativas em nível nacional.

Objetivo Geral

Objetivo Geral
O presente projeto de pesquisa tem como objetivo geral:
- Compreender o tipo de relação existente entre a cultura política e a percepção tributária dos brasileiros a partir de 1985.

Objetivos Específicos
Os objetivos específicos auxiliam a busca do objetivo geral. Nesse sentido, os objetivos específicos deste projeto de pesquisa são:
- Caracterizar a cultura política dos brasileiros de 1985 à atualidade;
- Traçar o perfil da percepção tributária dos brasileiros a partir de 1985;
- Verificar variáveis sócio-econômicas da população como determinantes da percepção tributária brasileira;
- Conferir as avaliações de serviços públicos como condicionantes da percepção tributária brasileira;
- Analisar opiniões e comportamentos dos cidadãos brasileiros quanto a políticas públicas e sua relação com a percepção tributária;
- Examinar o nível de confiança dos brasileiros em relação a políticos / cargos políticos e seu vínculo com a percepção tributária.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final

Página gerada em 25/04/2024 23:32:10 (consulta levou 0.042717s)