Nome do Projeto
A CARNE DA IMAGEM FOTOGRÁFICA NA PINTURA
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
10/06/2014 - 30/06/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes
Resumo
A partir da análise e consideração do campo da pintura, em termos históricos e contemporâneos, procura-se compreender as reverberações e determinações da fotografia – o que foi realizado em termos da instauração histórica do dispositivo fotográfico (no que tange a ferramentas ópticas), bem como sua recepção e uso na história recente. Nessa trama, o artigo percorre a história da arte pelos períodos do Renascimento, Barroco Holandês, o movimento do Impressionismo e da Arte Pop, até pintores contemporâneos como Marlene Dumas e Luc Tuymans. Sob a perspectiva contemporânea do estatuto da imagem visual fotográfica, o meio específico da fotografia analógica encontra-se numa situação de crescente desuso no que tange aos seus materiais e processos de produção. Frente a este cenário, a proposta deste projeto é um resgate, sob a referida perspectiva histórica, que confronte o meio da fotografia analógica com os diversos meios disponíveis atualmente para a produção de imagens visuais, para que seja possível alcançar um maior entendimento na formação e constituição deste tipo de imagem analógica. Para isto, será realizado um estudo prático no intuito de alcançar um entendimento das particularidades técnicas do meio fotográfico analógico, e por extensão, dos diferentes meios de produção de imagens visuais disponíveis atualmente (como a fotografia digital).

Objetivo Geral

GERAL: Realizar discussões e instaurar produções práticas que visem um aprofundamento sintático, semântico e conceitual da produção de imagens no campo da fotografia analógica. ESPECÍFICOS: Resgatar historicamente o percurso técnico da fotografia analógica ao longo do século XX; Empreender uma análise sócio-histórica da inserção e percepção da lógica do dispositivo fotográfico por meio da pintura; Analisar o processo químico de formação da imagem na película fotográfica; Proporcionar a experiência com diferentes processos de revelação química da película fotográfica; Produzir imagens fotográficas a partir destas experiências e suscitar discussões e reflexões acerca da construção deste tipo de imagem, de sua superfície, de suas particularidades e especificidades visuais; Debater sobre as implicações do uso deste meio específico como meio de produção de uma experiência visual.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GUSTAVO REGINATO210/06/201430/06/2016

Página gerada em 04/08/2020 01:59:33 (consulta levou 0.331069s)