Nome do Projeto
Conceitos de Geometria utilizados na Geração de Modelos Digitais
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
30/06/2014 - 30/12/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes
Resumo
A percepção da tendência em modificar o ensino da atividade projetista tem sido observada em vários trabalhos científicos da área. Com estes novos recursos, o projetista não precisa executar diversas operações gráficas manuais, tendendo a modificar sua forma de raciocínio e, por consequência, sua metodologia de trabalho. Hoje questiona-se como ensinar (método) e o que deve ser ensinado (currículo e conteúdo), encaminhando as disciplinas projetivas para novos processos pedagógicos, incorporando esta nova ferramenta ao processo educacional para a construção do conhecimento. Entretanto, se com a computação gráfica o projetista fica liberado de executar as operações gráficas tradicionais, por outro lado, a sua forma de raciocínio tem de estar muito mais vinculada à configuração tridimensional do objeto, na construção de modelos eletrônicos (LATERZA (1991). Professores de desenho entrevistados por VASCONCELOS (1997) em sua pesquisa trouxeram a necessidade de uma maior compreensão dos conceitos que envolvem a configuração das formas tridimensionais e à compreensão da forma tridimensional total. Assim, os objetivos deste são investigar quais conceitos de geometria (tanto plana quanto espacial) serão utilizados pelos alunos ao modelar objetos no software Sketchup, e quais precisam ser ensinados, se observado seu desconhecimento. Com isto se pretende delinear ações que busquem uma metodologia mais adequada para o ensino da geometria neste momento de transição Para isto, como metodologia serão fornecidas aos alunos propostas de modelagem de objetos que instiguem a utilização de variados recursos e comandos . Alunos serão observados durante o processo para compreender que raciocínios e conceitos ele utilizará no desenvolvimento deste.

Objetivo Geral

O ensino de Desenho Técnico e Geometria ganhou no computador uma importante ferramenta. O uso de recursos computacionais no ensino da Geometria passou a ser uma ferramenta essencial, exigindo que o professor proporcione a interação entre a sala de aula e o laboratório de informática, através de novas metodologias de ensino e aprendizagem. Na pesquisa pretende-se utilizar um programa de modelagem tridimensional bastante intuitivo, o “Google Sketchup”, que muito se assemelha à realização de um esboço tridimensional. As vantagens apresentadas são inúmeras: a) visualização privilegiada de um projeto, bem próxima ao real. Com apenas um comando de visualização (zoom orbit) é possível girar o modelo 360 graus, escolhendo sua perspectiva. Também pode-se optar pela visualização em projeção cônica ou em projeção cilíndrica ; b) processo simples de modelagem por superfície com utilização de poucos comandos; o usuário começa com representações de formas bidimensionais básicas como retângulos ou círculos, por exemplo, transformando-os do 2D ao 3D pelo processo de varredura por extrusão ou revolução; c) importação de componentes de uma biblioteca exclusiva (definidos por várias categorias, como: móveis,escadas, vegetação, etc.). Essa possibilidade permite a construção de modelos com grande quantidade de detalhes dando margem para uma melhor análise e comunicação do projeto; d) criação de animação a partir de cenas salvas, possibilitando um passeio virtual externo e/ou interno em todo o projeto. Esse comando permite a criação de um vídeo em arquivo com extensão “avi”, para apresentação ao cliente, proporcionando a visualização dos detalhes do projeto; e) o processo de copiar e colar uma grande quantidade de objetos em uma única vez, programando a distância dessas cópias; f) a colocação de texturas, a partir de uma biblioteca, para simular o material dos objetos (metal, pedra, vidro, etc.)
Considerando as vantagens de um programa mais intuitivo como este, agora disponível de forma grátis , os objetivos e metas deste são investigar quais conceitos de geometria (tanto plana quanto espacial) serão utilizados pelos alunos ao modelar objetos neste software, e quais precisam ser ensinados, se observado seu desconhecimento.Com isto se pretende delinear ações que busquem uma metodologia mais adequada para o ensino da geometria neste momento de transição, contemplando tanto os processos tradicionais de desenho como as novas técnicas possibilitadas pela computação gráfica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FRANCINE ALDRIGHI AVILA230/06/201429/12/2017
RAQUEL CASANOVA DOS SANTOS WREGE230/06/201429/12/2017

Página gerada em 25/04/2024 07:13:42 (consulta levou 0.090823s)