Nome do Projeto
A EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR DE ADULTOS: Uma revisão dos caminhos da Educação Popular e da Educação para os Direitos Humanos
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
19/08/2014 - 31/12/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
Este Projeto, aprovado pelo CNPq, para o período de 2014 e 2015, é desenvolvido em rede e trata, especificamente, da atualização do debate sobre a Educação Popular. Será executado em forma de sistematização, com reflexão densa descritiva e interpretativa, de algumas experiências de organizações populares da atualidade. A estrutura do Projeto, enviado em anexo, consta da apresentação da proposta geral; da apresentação da proposta que será desenvolvida junto ao Levante Popular da Juventude, que foi a escolhida para ser sistematizada pela professora Conceição Paludo. Nela constará também a equipe que realizará a investigação – sistematização. O Levante constitui um Movimento que emerge nos últimos anos. O último acampamento, 2014, contou com mais do que 3.200 jovens. Une campo e cidade e parece estar bem organizado. O que se buscará sistematizar é a sua origem e trajetória; assim como seus objetivos, reivindicações e forma organizativa. Este esforço está diretamente ligado à compreensão do que entendem ser o papel da Educação Popular no processo e de como ela acontece. O que de novo há nas práticas políticas e organizativas? Quais as necessidades de avanço? A sistematização de experiências possui um direcionamento que a define e já constitui o seu objetivo, o que significa que ela será realizada para contribuir com a revisão dos caminhos da educação popular e também para fortalecer o processo de reflexão do Movimento. Espera-se que indique, a partir do aprofundamento da análise, ações que contribuam para a qualificação do processo vivido pelo Movimento, centralmente no que diz respeito às ações educativas, objeto central e foco dessa sistematização. Como objetivos específicos, pretende-se: I – mapear os Movimentos da Juventude presentes na história do Brasil, desde a República, visando compreender quando emergiram, o que reivindicavam, como se organizavam, a compreensão e práticas de educação; II – resgatar a história da Educação Popular no Brasil, desde a República, com ênfase nos processos não escolares, visando sintetizar seus principais lineamentos; II - resgatar a origem do Movimento, compreender a sua forma organizativa, seus objetivos e reivindicações; III - mapear e analisar ações educativas e o entendimento da educação e dos direitos humanos; assim como explicitar indicativos para avanços necessários. Participam da execução desse projeto seis jovens da coordenação do Levante e três estudantes que concluíram seus mestrados em 2014.

Objetivo Geral

A pesquisa tem por objetivo aprofundar e atualizar o debate sobre a Educação Não Escolar de Adultos, em particular sobre as temáticas da Educação Popular e Educação para os Direitos Humanos, voltada à formação política e cidadã e para o atendimento das necessidades de natureza econômica, social, cultural e ambiental dos seres humanos.
Para tanto a pesquisa realizará estudos e debates sobre práticas educativas não escolares nas temáticas da Educação Popular e Direitos Humanos e produzirá sistematizações de práticas sobre as mesmas temáticas com a colaboração de uma rede de pesquisadores e pesquisadoras (PROJETO DE PESQUISA, 2014).

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final

Página gerada em 26/04/2024 06:31:58 (consulta levou 0.070533s)