Nome do Projeto
A INCLUSÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO AMBIENTE ESCOLAR: O ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR SOB A ÓTICA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
04/08/2014 - 04/08/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geocartografia
Resumo
Atualmente, vive-se um período de transformações tecnológicas, as quais acarretam mudanças nas metodologias de ensino, pois com o acesso fácil aos mais diversos meios de comunicação, os alunos, principalmente no ambiente urbano, estão exigindo cada vez mais aulas dinâmicas e atrativas. Isso reflete a necessidade de elaborar novos recursos didáticos que englobam uma ou mais mídias e que possam auxiliar os docentes no processo de ensino e aprendizagem. No ambiente educacional, uma das formas de se trabalhar conteúdos pedagógicos em Geografia de maneira interativa, reporta-se ao estudo do espaço vivido, neste caso o estudo municipal através de uma das mídias que é o Atlas Eletrônico Municipal. O atlas municipal é um recurso didático, tanto analógico como digital, capaz de proporcionar novas situações de aprendizagem, porque permite a visualização do Município de forma detalhada favorecendo a exploração de conceitos e conhecimentos específicos do Município. Com o advento da informática foram disponibilizados recursos para serem utilizados na Cartografia, surgindo as representações dinâmicas e a interatividade entre produtos e usuários. Os produtos computacionais estão disseminados e acessíveis à população, com isso busca-se novas ferramentas educacionais para atender a essa demanda, com mapa e atlas eletrônicos. A pesquisa almeja realizar um estudo de caso com enfoque no município de Restinga Sêca-RS, com o intuito de atender o ensino da Geografia nas escolas de ensino fundamental incentivando a inserção das tecnologias computacionais a partir da utilização do Atlas Eletrônico Municipal.

Objetivo Geral

- Contextualizar o Atlas Eletrônico Socioeconômico do município de Restinga Sêca-RS nas diferentes correntes do pensamento geográfico versus correntes cartográficas e auxiliar o ensino da geografia e cartografia nas escolas de Ensino Fundamental no meio rural e urbano.
- Retrabalhar as metodologias do ensino e aprendizagem da Geografia e Cartografia Municipal e propor uma metodologia adequada ao estudo da cartografia nas escolas de Ensino Fundamental;
- Inserir os professores das escolas de ensino fundamental do município de Restinga Sêca no âmbito das tecnologias com a finalidade de entendimento do Atlas para que o mesmo possa servir como recurso tecnológico na transformação da prática docente e oportunizar aos alunos de escolas rurais, o acesso ao uso do computador e da tecnologia da informação e comunicação;
- Incentivar a utilização das novas tecnologias computacionais no ambiente escolar com a finalidade de tornar o ensino da Geografia mais interativo e proporcionar a inclusão social e digital das escolas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADELIR JOSE STRIEDER203/08/201003/08/2015
ALEXANDRE FELIPE BRUCH403/08/201003/08/2015
ANA KARINA SCOMAZZON203/08/201003/08/2015
FABIO SARAIVA DA ROCHA203/08/201003/08/2015
FABRÍCIA CASTRO TAVARES203/08/201003/08/2015
KAREN ADAMI RODRIGUES203/08/201003/08/2015
LUIS EDUARDO SILVEIRA DA MOTA NOVAES203/08/201003/08/2015
MARCELO ARRACHE ALVES203/08/201003/08/2015
MICHAEL SILVEIRA DE MATTOS203/08/201003/08/2015
RICARDO GIUMELLI MARQUEZAN203/08/201003/08/2015
THAIS FERREIRA DA CONCEICAO203/08/201003/08/2015

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
Recursos própriosR$ 0,00

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