Nome do Projeto
Estudo numérico do impacto do aumento da frota veicular na qualidade do ar sobre a região metropolitana de Porto Alegre
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
22/08/2014 - 22/08/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia Aplicada
Resumo
Varias investigações têm atenção focalizada no estudo do impacto na qualidade do ar de mudanças em atividades vinculadas diretamente com as emissões de contaminantes. No presente trabalho, a partir da utilização da ferramenta estatística LEAP (Long range Energy Alternatives Planning System – HEAPS, [2012]) e do modelo químico meteorológico de transporte de contaminantes CCATT-BRAMS (Coupled Aerosol and Tracer Transport model to the Brazilian Developments on the Regional Atmospheric Modelling System) se pretende obter uma projeção de expansão da frota veicular para a Região Metropolitana de Porto Alegre e analisar o impacto deste cenário na qualidade do ar para o ano de 2030.

Objetivo Geral

OBJETIVO GERAL
Analisar o impacto do aumento da frota veicular na qualidade do ar sobre a Região Metropolitana de Porto Alegre.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Verificar o desempenho do sistema de modelagem CCATT-BRAMS no diagnóstico da
qualidade do ar na Região Metropolitana de Porto Alegre.
• Elaborar um cenário de estudo da evolução da frota veicular na Região Metropolitana de
Porto Alegre e aplicar no PREP-CHEM-SRC.
• Modelar um cenário de expansão da mancha urbana na Região Metropolitana de Porto
Alegre para 2030 e analisar sua aplicabilidade no PREP-CHEM-SRC.
• Analisar o impacto da evolução da frota veicular e da expansão da mancha urbana na
qualidade do ar para a Região Metropolitana de Porto Alegre em 2030.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANGEL DOMÍNGUEZ CHOVERT422/08/201422/08/2016

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