Nome do Projeto
Alterações na qualidade fisiológica de sementes, no metabolismo secundário e nos componentes de produtividade de soja em função da aplicação de herbicidas
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
03/08/2014 - 02/08/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia - Matologia
Resumo
A soja é uma das mais importantes culturas agrícolas na economia mundial, sendo seus grãos utilizados principalmente na produção de óleo vegetal, rações para alimentação animal e indústria química e de alimentos. Vários fatores podem interferir na produção da soja, tendo destaque a ocorrência de plantas daninhas, as quais quando não adequadamente manejadas causam prejuízos a cultura pois, competem por água, luz e nutrientes. O controle químico tem sido o método mais amplamente utilizado no controle de plantas daninhas, porém, a sua utilização indiscriminada pode resultar na seleção de biótipos resistentes. As plantas quando expostas á condições estressantes, como á aplicação de herbicidas, produzem espécies reativas de oxigênio (EROs), tais como radicais seperóxido (O2-*), radicais hidroxila (OH*) e peróxido de hidrogênio (H2O2) durante o metabolismo do oxigênio. As EROs causam uma série de reações oxidativas nas plantas, que além de outras consequências, causam a destruição das membranas celulares. Para proteger suas células e compartimentos sub-celulares dos efeitos citotóxicos das EROs, as plantas fazem uso de várias enzimas antioxidantes, como a SOD, APX, GSH, Prx, CAT, PPO, além de metabólitos secundários como a glutationa. A utilização de moléculas herbicidas alternativas na soja, pode ser uma maneira de reduzir os problemas ocasionados devido á resistência de plantas daninhas. No entanto alguns herbicidas utilizados podem apresentar uma menor seletividade as plantas, acarretando assim por exemplo em plantas de menor porte, que resulta entre outras coisas em menor massa seca da parte aérea,e menor acúmulo de substâncias de reserva. Sendo assim, o melhor entendimento sobre as reais alterações que ocorrem nas plantas de soja quando sujeita à aplicações de herbicidas é de extrema importância para a melhor alocação dos herbicidas utilizados nesta cultura.

Objetivo Geral

Determinar e quantificar alterações fisiológicas, isoenzimáticas, em substâncias de reserva, e no metabolismo secundário de cultivares de soja, submetidas a aplicação de herbicidas.
Analisar a ativação dos sistemas de defesa contra espécies reativas de oxigênio, além de verificar se ocorrem alterações na qualidade fisiológica das sementes e se os componentes de produtividade da cultura são afetados pelos herbicidas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final

Página gerada em 24/04/2024 02:51:27 (consulta levou 0.136287s)