Nome do Projeto
Aplicação da audiodescrição com fins didáticos no ensino regular
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/11/2014 - 16/11/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Letras
Resumo
A audiodescrição é uma tecnologia assistiva de acessibilidade a conteúdos visuais que tem como público alvo a pessoa com deficiência visual. No campo da educação, o recurso não é explorado devidamente, restringindo as possibilidades de inclusão de alunos cegos e os que têm baixa visão severa nos processos comuns de aprendizagem e de exploração dos materiais didáticos regulares. Através da identificação das dificuldades que enfrentam esses alunos no acompanhamento das atividades regulares com o uso dos materiais didáticos comuns e dos professores, na elaboração de materiais específicos e de metodologias adequadas, pretende-se elaborar um conjunto de sugestões e propostas para a elaboração de materiais com base na audiodescrição com fins didáticos.

Objetivo Geral

- Mapear a presença de alunos com deficiência visual nas escolas do ensino básico na cidade de Pelotas.

- Identificar as dificuldades de professores de escolas regulares que trabalham com alunos com deficiência visual e suas necessidades em relação a material didático.

- Catalogar materiais didáticos usados por alunos com deficiência visual que contem com adaptação ou tenham sido elaborados com recursos de acessibilidade.

- Propor um conjunto de diretrizes para a elaboração de materiais didáticos com audiodescrição didática.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
LAURA PAOLA RAMOS ALVES401/11/201430/04/2015

Página gerada em 29/10/2020 06:10:46 (consulta levou 0.071221s)