Nome do Projeto
Seletividade de agrotóxicos utilizados na cultura do arroz irrigado a parasitoides de ovos de insetos-praga
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/10/2014 - 30/09/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia - Entomologia Agrícola
Resumo
O arroz destaca-se como sendo um dos cereais cultivados no mundo de maior importância em termos de valor econômico e social, sendo que o Brasil é o país de maior produção de arroz fora do continente Asiático. Apesar da elevada produtividade, a lavoura orizícola está submetida à ação de inúmeros organismos praga, ocasionado perdas aos produtores. O principal método de controle de pragas na cultura do arroz irrigado é o químico por intermédio do uso de agrotóxicos, entretanto, esses produtos podem exercer influência negativa na população de muitos inimigos naturais que auxiliam atuam no controle de populações de insetos-praga. Os parasitoides de ovos, tanto de lepidópteros quanto de percevejos, dos gêneros Trichogramma e Telenomus destacam-se como agentes de controle biológico em sistemas de produção orizícola em diversos países. Para que ocorra efetiva integração de estratégias de controles químicos e biológicos no âmbito do manejo integrado de pragas na cultura do arroz irrigado é essencial o conhecimento do impacto dos agrotóxicos sobre os organismos benéficos. Portanto, o presente projeto tem como objetivo principal avaliar a seletividade de agrotóxicos utilizados na lavoura de arroz irrigado a parasitoide de ovos, Telenomus podisi Ashmead (Hymenoptera: Scelionidae) e Trichogramma pretiosum (Riley) (Hymenoptera: Trichogrammatidae). Para isso, serão realizados testes de seletividade de acordo com as especificações metodológicas da “International Organization for Biological and Integrated Control of Noxious Animals and Plants” (IOBC), nos quais avaliar-se-ão em adultos de T. podisi, por contato e ingestão, a mortalidade, a redução na emergência de adultos, redução no parasitismo e toxicidade; com a pulverização de agrotóxicos sobre ovos pré-parasitismo será determinada a redução da emergência de adultos e do parasitismo, e em ovos pós-parasitismo (ovos, larvas e pupas) a redução na emergência. Em T. pretiosum, na fase imatura, os agrotóxicos serão aplicados sobre ovos de Anagasta kuehniella (Zeller) (Lepidoptera: Pyralidae), contendo o parasitoide nos estágios de ovo-larva, pré-pupa e pupa, e será avaliado o percentual de emergência de adultos. Os testes para avaliar a mortalidade e redução do parasitismo em T. pretiosum serão conduzidos na fase adulta por meio da sua exposição a resíduos secos dos agrotóxicos.

Objetivo Geral

Objetivos
1. Geral
Avaliar a seletividade de agrotóxicos utilizados na lavoura de arroz irrigado a parasitoide de ovos, Telenomus podisi e Trichogramma pretiosum segundo as recomendações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pela Sociedade Sul-Brasileira de Arroz Irrigado (SOSBAI), para controle de insetos, ervas daninhas e doenças.

2. Específicos
- Avaliar a seletividade de agrotóxicos utilizados na cultura do arroz irrigado aplicados sob posturas pré e pós-parasitismo, avaliando-se os efeitos nocivos sob o desenvolvimento do parasitoide de ovos T. podisi e T. pretiosum em diferentes fases de desenvolvimento;
- Verificar seletividade a adultos dos parasitoides quanto a exposições por contato (pelo método padrão da IOBC);
- Determinar a seletividade fisiológica por ingestão de agrotóxicos misturados ao alimento de adultos dos parasitoides de ovos;
- Testar em ensaios a campo a seletividade dos agrotóxicos que obtiverem classes 3 e/ou 4 ao parasitoide de ovo T. pretiosum.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FELIPE FREIRE FRIEDRICH801/10/201430/09/2015
JULIANO DE BASTOS PAZINI1201/10/201430/09/2016
MARIANE D´AVILA ROSENTHAL301/10/201430/09/2018
MATHEUS RAKES1201/08/201731/07/2018
MATHEUS RAKES1201/08/201531/07/2017
RAFAEL ANTONIO PASINI401/10/201430/09/2018

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 12.000,00
EMBRAPAR$ 7.000,00

Página gerada em 18/04/2024 23:49:44 (consulta levou 0.057304s)