Nome do Projeto
Caracterização agronômica e fenológica de clones de tungue (Aleurites fordii Hemsl)
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
27/10/2014 - 27/10/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Resumo
O tungue é uma espécie de clima temperado, adaptada às condições de solo e clima da região sul do país. Apesar de a cultura estar presente no Estado a mais de 50 anos, as pesquisas sobre características fenológicas e produtivas ainda são recentes e em andamento. Entretanto, resultados de pesquisa mostraram o potencial produtivo desta espécie nas condições do Rio Grande do Sul. Conhecer os aspectos de crescimento e desenvolvimento da planta é primordial para o desenvolvimento de um sistema de manejo para esta cultura. A partir de genótipos superiores selecionados no BAG da Embrapa Clima Temperado, foram implantadas Unidades de Observação em 4 locais, sendo três no Rio Grande do Sul (Santa Maria, Santa Rosa e Pelotas) e um no Paraná (São Mateus), com idade entre 1 e 3 anos. As parcelas foram constituídas por 6 plantas espaçadas de 5,5 x 6 m, em delineamento experimental de blocos ao acaso, com três repetições. Buscando dar continuidade às pesquisas desenvolvidas na Embrapa Clima Temperado, o objetivo deste trabalho é avaliar a ecofisiologia de clones de tungue em 4 locais do RS e PR. As avaliações serão realizadas observando se o desenvolvimento vegetativo, uniformidade e precocidade de floração, tamanho do período improdutivo e componentes de rendimento.

Objetivo Geral

Objetivo geral:
Avaliar a fenologia e determinar as características agronômicas de clones de tungue em três ambientes do Rio Grande do Sul.
Objetivos Específicos:
Avaliar a fenologia de 18 clones de tungue em Pelotas, Santa Maria e Santa Rosa;
Avaliar a evolução dos processos de crescimento e maturação fisiológica de frutos de tungue e o acúmulo de óleo em sementes;
Caracterizar os clones de tungue através de descritores morfo-agronômicos quantitativos e qualitativos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
MARCEL DIEDRICH EICHOLZ2027/10/201427/10/2016

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 20.000,00

Página gerada em 19/04/2024 05:14:47 (consulta levou 0.047123s)