Nome do Projeto
INFLUÊNCIA DO NEMATOIDE DAS GALHAS (Meloidogyne spp.) NA QUALIDADE DE TUBÉRCULOS DE BATATA (Solanum tuberosum L.)
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
12/11/2014 - 16/11/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia
Resumo
A cultura de batata (Solanum tuberosum L.) é afetada por diferentes patógenos, dentre os quais, os fitonematoides são responsáveis por afetar seriamente o desenvolvimento normal das plantas, influenciando diretamente à produção. Dentre os nematoides que ocorrem no Brasil e que afetam a cultura, Meloidogyne (nematóide das galhas) é o principal gênero associado a danos na cultura, sendo Meloidogyne javanica a espécie mais frequente mo País. Este patógeno causa a formação de galhas nas raízes e também nos tubérculos prejudicando o aspecto visual da batata, e, consequentemente, depreciando-a comercialmente. Apesar de reconhecidos os danos causados pelo nematoide das galhas em tubérculos de batata, ainda se dispõe de poucos estudos quanto a agressividade das populações dessa patógeno, assim como seus respectivos níveis populacionais associados a qualidade de tubérculos infectados pela praga. Além disso, as mudanças climáticas que vem ocorrendo nos últimos anos parecem também ter influência direta sobre o ciclo de vida do fitoparasita nos diferentes períodos de cultivo do ano, especialmente no Rio Grande do Sul. Dessa forma, tem-se por objetivo no projeto proposto, Identificar o nível de dano causado pelo nematoide das galhas M. javanica na qualidade dos tubérculos de batata, considerando-se a agressividade de diferentes populações do nematoide, diferentes níveis de inóculo, genótipos da cultura e a influência de fatores climáticos associados no processo de produção e condições de casa de vegetação e a campo.

Objetivo Geral

OBJETIVO GERAL

Identificar o nível de dano causado pelo nematoide das galhas (Meloidogyne javanica) na qualidade dos tubérculos de batata.

OBJETIVOS ESPECIFICOS
• Estabelecer o nível de danos causados pelo nematoide das galhas em diferentes cultivares de batata, quanto a qualidade comercial dos tubérculos;
• Avaliar as alterações metabólicas nos diferentes níveis de infestação do nematoide, nos diferentes genótipos;
• Avaliar a influência do dano na qualidade dos produtos processados, para batata chips e purê, antes e durante o armazenamento.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JAQUELINE TAVARES SCHAFER2012/11/201416/11/2016
JULIANA APARECIDA FERNANDO212/11/201416/11/2016

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CNPqR$ 86.400,00

Página gerada em 19/03/2024 06:51:40 (consulta levou 0.056635s)