Nome do Projeto
CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR DE ISOLADOS DE Apple stem grooving virus (ASGV)
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
06/10/2014 - 07/11/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Agronomia
Resumo
O Apple stem grooving virus (ASGV), espécie tipo do gênero Capillovirus, é conhecido como um vírus latente causador do acanelamento do lenho da macieira, devido ao principal sintoma observado em plantas suscetíveis e sua infecção pode levar à perda de qualidade e queda na produção. Já foi diagnosticado em diversas partes do mundo e atualmente, existem depositados no Genbank, onze sequências de genomas completos de isolados de ASGV, e várias sequências parciais principalmente da região da capa proteica. O presente trabalho tem como objetivo contribuir para o melhor conhecimento sobre a biologia e características moleculares de diferentes isolados do vírus ASGV, os quais expressam diferentes sintomas em plantas de mesma origem, e de forma mais específica, a clonagem e sequenciamento do genoma completo de dois isolados e sua análise filogenética em comparação com demais sequências disponíveis. Para tal será realizada extração de RNA total de isolados provenientes da região serrana de Santa Catarina, o qual será submetido à técnica de RT-PCR. Os fragmentos amplificados serão clonados e sequenciados, para posterior análise no Genbank e programas Clustal W e Mega versão 3.1. Dada a relevância da infecção causada por esse vírus a caracterização molecular desse possibilitará um maior esclarecimento das estirpes presentes na principal região produtora do Brasil, e esse estudo inicial contribuíra para futuros trabalhos visando aplicações mais concretas, direcionadas para estratégias de controle e de caráter epidemiológico.

Objetivo Geral

Geral
Este projeto tem como objetivo geral contribuir para o melhor conhecimento sobre a biologia e características moleculares de diferentes isolados do vírus ASGV.
Específicos
- Clonagem e sequenciamento do genoma completo de dois isolados de ASGV - Análise filogenética da sequência de nucleotídeos e aminoácidos dos isolados de ASGV com as sequências disponíveis no “Genbank”.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ELEN BONILHA DE SOUZA2006/10/201407/11/2016

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 86.400,00

Página gerada em 19/03/2024 05:46:28 (consulta levou 0.047540s)