Nome do Projeto
Padrões de qualidade da atenção básica à saúde no rastreamento dos cânceres de mama e de colo uterino no Brasil: avaliação externa do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ)
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
25/11/2014 - 28/02/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Resumo
Este projeto de pesquisa utiliza dados da avaliação externa do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ), que tem como principal pressuposto a indução da ampliação do acesso e a melhoria da qualidade na Atenção Básica (AB). No contexto de integralidade da atenção à saúde da mulher e sabendo-se que os cânceres de mama e colo uterino são importantes problemas de saúde pública, responsáveis pelo primeiro e quarto lugar em mortalidade de mulheres no Brasil, o objeto deste estudo é a avaliação da qualidade do rastreamento e prevenção secundária destes cânceres na Atenção Básica. Os problemas abordados se configuram como importantes agravos, para os quais o controle e a prevenção precisam ser priorizados em todas as regiões do país, desde aquelas de contexto cultural, social e econômico melhor até as mais desiguais. Por meio de delineamento transversal, será avaliada a qualidade das ações dirigidas à prevenção do câncer de colo de útero e de mama no Brasil em 2012, captadas no Ciclo 1 da avaliação externa do PMAQ. Será realizada a análise descritiva das variáveis categóricas e numéricas, seguida da análise univariada pelo qui-quadrado e teste t de Student, análise estratificada e análise multivariada por meio da regressão de Poisson e Análise Multinível. Os resultados deverão conduzir à elaboração de um instrumento para a quantificação da adequação das ações, à análise do desempenho das ações dirigidas ao rastreamento dos cânceres de mama e de colo uterino no Brasil e para comparar os padrões das ações oferecidas com base na literatura.

Objetivo Geral

OBJETIVOS


Objetivo geral

−Avaliar os padrões de qualidade das ações dirigidas ao rastreamento dos cânceres de mama e de colo uterino no Brasil em 2012, segundo a avaliação externa do PMAQ - Ciclo I.


Objetivos específicos

−Elaborar um indicador sintético para caracterizar os padrões de qualidade das ações dirigidas ao rastreamento dos cânceres de mama e de colo uterino, segundo características de estrutura e processo de trabalho, construindo uma tipologia dos serviços conforme sua adequação (adequada, regular e inadequada).
−Avaliar o desempenho das ações dirigidas ao rastreamento dos cânceres de mama e de colo uterino conforme:
- contexto social do município tais como IDH, cobertura de saúde da
família, porte do município;
- as características das usuárias: escolaridade, renda familiar mensal per
capita, ocupação, participação no Programa Bolsa Família, idade, cor
da pele e situação conjugal;
- os padrões de qualidade dos serviços de saúde, de acordo com sua
tipologia de adequação.
−Analisar padrões de qualidade das ações dirigidas ao rastreamento dos cânceres de mama e de colo uterino a partir de 1998, com base na revisão de literatura.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNO PEREIRA NUNES104/11/201528/02/2017
MARA REJANE BARROSO BARCELOS425/11/201428/02/2017

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
Fundo Nacional de SaúdeR$ 5.000.000,00

Página gerada em 25/04/2024 20:41:45 (consulta levou 0.036140s)