Nome do Projeto
Experimento poético e autismo: análise de impacto na aquisição da linguagem teatral
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/04/2015 - 10/12/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo fazer uma análise do impacto que o experimento poético pode ter na aquisição da linguagem teatral de um autista. Essa análise será feita por meio de cotejo de registros escritos de um estudante do curso de teatro e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Criativos em Artes Cênicas (GEPPAC) desde 2011e, também, concomitantemente, por meio do desenvolvimento de um experimento modelo que poderá ser utilizado por educadores de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. No decorrer do desenvolvimento do experimento poético serão realizadas entrevistas semi-estruturadas com o referido estudante a fim de verificar os possíveis impactos dessa metodologia como principal caminho para o entendimento da linguagem do teatro.
Objetivo Geral
Geral:
• Avaliar o impacto que o experimento poético pode ter na aquisição da linguagem teatral de uma pessoa com transtorno do espectro do autista (TEA), mais especificamente as características da síndrome de Asperger.
Específicos:
• Desenvolver estudos sobre as potencialidades do experimento poético no tratamento de transtornos do espectro do autismo a partir de registros realizados desde 2011.
• Desenvolver um experimento poético modelo que possa ser utilizado por educadores que lidam com pessoas com TEA;
• Contribuir para a ampliação das ações inclusivas na universidade e em outros âmbitos educacionais.
• Organizar os dados em um blog de modo que os resultados sejam facilmente acessados.
• Avaliar o impacto que o experimento poético pode ter na aquisição da linguagem teatral de uma pessoa com transtorno do espectro do autista (TEA), mais especificamente as características da síndrome de Asperger.
Específicos:
• Desenvolver estudos sobre as potencialidades do experimento poético no tratamento de transtornos do espectro do autismo a partir de registros realizados desde 2011.
• Desenvolver um experimento poético modelo que possa ser utilizado por educadores que lidam com pessoas com TEA;
• Contribuir para a ampliação das ações inclusivas na universidade e em outros âmbitos educacionais.
• Organizar os dados em um blog de modo que os resultados sejam facilmente acessados.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CARLA SILVA ARAÚJO | 12 | 01/01/2016 | 31/07/2016 |
CARLOS EDUARDO PEROLA | 4 | 01/04/2015 | 10/12/2017 |
EUGÊNIO NUNES BASSI | 4 | 01/04/2015 | 10/12/2017 |
GENGISCAN PEREIRA SILVA | 4 | 01/04/2015 | 10/12/2017 |
RODOLFO FURTADO MENDONÇA LIMA | 12 | 01/08/2015 | 31/12/2015 |