Nome do Projeto
Avaliação do tamanho adulto de vacas e associações com eficiência reprodutiva e qualidade da carcaça
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
19/12/2014 - 19/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Zootecnia - Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
Resumo
As características comumente incluídas nos índices de seleção de bovinos de corte são de crescimento, relacionadas à qualidade da carcaça e, em menor proporção, reprodutivas, o que pode acarretar, por resposta correlacionada, em alteração no biótipo dos animais. O aumento do tamanho adulto das fêmeas pode não ser vantajoso, devido sua associação com o custo de manutenção das matrizes, principalmente em sistemas de criação extensivos. Dessa forma, a inclusão de características indicadoras de tamanho adulto nos índices de seleção seria uma maneira de se controlar as possíveis alterações no tamanho. O peso adulto é a característica mais utilizada como indicadora de tamanho, entretanto, tal medida pode apresentar flutuações periódicas. Dessa forma, medidas como escores de condição corporal e altura da garupa de vacas poderiam ser utilizadas na avaliação do tamanho. Com o objetivo de maximizar os ganhos genéticos, estudos da variabilidade genética de características indicadoras de tamanho adulto (peso, escore de condição corporal e altura de vacas), bem como suas possíveis associações genéticas com características reprodutivas e de qualidade da carcaça, tornam-se fundamentais. Além disso, identificar as mudanças genéticas e conhecer as relações existentes entre os valores genéticos preditos para características de interesse econômico torna-se útil, visando facilitar a interpretação do grande número de informações atualmente disponíveis, aprimorando os critérios de seleção adotados. Cabe destacar que, os resultados obtidos com a presente proposta poderão ser aplicados em rebanhos de raças puras européias e cruzadas de bovinos de corte criados no estado do Rio Grande do Sul, para os quais ainda não se tem disponível dados fenotípicos suficientes para o desenvolvimento de estudo incluindo medidas de tamanho adulto das matrizes.

Objetivo Geral

O presente projeto será desenvolvido com o objetivo de se avaliar características indicadoras de tamanho adulto de fêmeas e determinar suas relações com medidas associadas à eficiência reprodutiva e qualidade da carcaça em bovinos de corte mantidos nas condições de produção do Brasil.
Inicialmente, serão estimados os parâmetros genéticos para as características de peso adulto, escore de condição corporal e altura adulta, utilizadas como indicadoras do tamanho das vacas. Posteriormente, serão estimadas as correlações genéticas entre as diferentes características indicadoras de tamanho adulto com o desempenho reprodutivo (idade ao primeiro parto, ocorrência de prenhez, dias para o parto, longevidade, perímetro escrotal, entre outras) e com características da carcaça (área de olho de lombo, espessura de gordura subcutânea e escores visuais), comumente utilizadas em programas se avaliação genética. As tendências genéticas serão obtidas para avaliar a adequação dos critérios de seleção adotados, auxiliando em um redirecionamento das características incluídas nos índices de seleção, quando necessário. Além disso, as relações entre os valores genéticos de touros preditos para as diferentes características serão avaliadas com a utilização de análises de componentes principais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FABIO RICARDO PABLOS DE SOUZA219/12/201419/12/2018
GABRIEL SOARES CAMPOS119/12/201419/02/2017
ISADORA DOS SANTOS VICENTE1201/08/201531/07/2016
NELSON JOSE LAURINO DIONELLO219/12/201419/12/2019
PATRÍCIA IANA SCHMIDT1201/08/201531/07/2017
VIVIANE VASCONCELOS DE LACERDA519/12/201428/02/2016

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
FAPERGS (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul)R$ 23.514,00

Página gerada em 25/04/2024 17:20:23 (consulta levou 0.062386s)