Nome do Projeto
Uso de marcadores moleculares no estudo de associação e seleção genômica ampla para características de crescimento e escores visuais em bovinos Hereford e Braford
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
02/03/2015 - 28/02/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Zootecnia - Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos
Resumo
Os animais que fornecerão dados para as análises deste projeto pertencem a rebanhos das raças Hereford e Braford, criados no Rio Grande do Sul e que participam do programa de melhoramento Conexão Delta G. Serão utilizados 126.290 dados de registros fenotípicos e um banco de dados com 3.545 animais genotipados com o chip de 50K e 131 touros pais com o chip de alta densidade (777K). As informações coletadas em nível de campo estão armazenadas em uma base de dados histórica contendo informações de desempenho e genealógicas. As avaliações foram feitas dentro de grupos contemporâneos, com registros do manejo sanitário e alimentar, de genealogia, e controle de nascimento e produção. As características analisadas serão o ganho de peso a desmama ajustado para 205 dias, ganho de peso pós-desmama, peso ao sobreano ajustado para 345 dias e os escores visuais de conformação, precocidade, musculatura, tamanho e umbigo nas fases de desmama e sobreano. Serão investigadas diferentes metodologias de estimação de efeitos dos marcadores e métodos empregados na seleção genômica decorrente de distintas pressuposições, destacando-se: BLUP, os métodos bayesianos (Bayes B, Bayes C) e o LASSO bayesiano. A técnica de validação cruzada será utilizada para comparar os diferentes métodos, quanto às estimativas dos efeitos dos marcadores SNPs e posteriormente testar a confiabilidade e viés das DEPs genômicas estimadas. Para combinar os resultados de avaliações genéticas tradicionais com o resultado das informações genômicas serão utilizadas diferentes estratégias utilizando as metodologias de passo único (single step) e multipassos (multi step). Os dados de genotipagem, bem como fenótipos das características de interesse econômico, serão também utilizados com o objetivo de se testar diferentes métodos de associação ampla do genoma (GWAS) utilizando inferência bayesiana, visando determinar as relações entre as características estudadas e os genótipos, além de propor análises de enriquecimento e construção de redes gênicas. Portanto, a presente proposta visa integrar as competências e estruturas do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Pelotas, da Embrapa Pecuária Sul e da Conexão Delta G. O projeto visa avançar no conhecimento das metodologias mais adequadas nos estudos de associação e seleção genômica para características de crescimento e escores visuais em bovinos Hereford e Braford.

Objetivo Geral

Desenvolver estratégias que combinem informações de genética quantitativa e molecular para estudos de associação e seleção genômica ampla de características economicamente importantes em bovinos Hereford e Braford.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GABRIEL SOARES CAMPOS2002/03/201528/02/2017
NELSON JOSE LAURINO DIONELLO202/03/201528/02/2017

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 2.200,00

Página gerada em 19/03/2024 02:23:58 (consulta levou 0.548115s)