Nome do Projeto
Primeira Consulta Odontológica no Rio Grande do Sul
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
06/04/2015 - 30/06/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Resumo
O indicador de cobertura de primeira consulta odontológica revela o acesso da população à rede de serviços individual no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), e considera a elaboração e execução de um plano de preventivo-terapêutico, estabelecido a partir de uma avaliação clínica. O objetivo deste estudo é identificar o acesso da população do estado do Rio Grande do Sul (RS) ao componente assistencial da rede de serviços odontológicos no âmbito do SUS no ano de 2013. Trata-se de um estudo descritivo a partir de dados secundários obtidos no Departamento de Informática do SUS, referentes aos 497 municípios do RS. As variáveis de estudo serão: número de primeiras consultas odontológicas programáticas apresentadas, porte populacional, número de cirurgiões-dentistas que atuam pelo SUS, número de Equipes de Saúde Bucal na Estratégia de Saúde da Família. A partir das informações da quantidade de primeiras consultas odontológicas, será calculada a carga horária anual média utilizada pelos profissionais para realização desse procedimento. Os dados serão obtidos pelo programa TAB para Windows, exportados para planilhas e analisados estatisticamente pelo programa Epi Data, versão 3.1. O projeto de pesquisa será encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas para apreciação e aprovação.

Objetivo Geral

Geral

Identificar o acesso da população do estado do Rio Grande do Sul (RS) ao componente assistencial da rede de serviços odontológicos no âmbito do SUS no ano de 2013.

Específicos

- Descrever o indicador de cobertura de primeira consulta odontológica no Estado do Rio Grande do Sul.
- Verificar a associação da cobertura de primeira consulta odontológica com o porte populacional dos municípios.
- Verificar a associação da cobertura de primeira consulta odontológica com o número de cirurgiões-dentistas e de equipes de ESB.
- Estimar a carga de trabalho necessária para realizar primeiras consultas odontológicas.
- Comparar a quantidade de primeiras consultas odontológicas apresentadas com a quantidade que foi aprovada.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GUILHERME WENDLANT406/04/201530/06/2015
SERGIO ROBERTO DIAS COSTA406/04/201530/06/2015

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
Recursos própriosR$ 3.280,00

Página gerada em 27/04/2024 01:41:45 (consulta levou 0.763643s)