Nome do Projeto
Técnicas de gerenciamento de temperatura: Soluções específicas no nível da aplicação para a codificação de vídeos digitais.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/05/2015 - 01/05/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Arquitetura de Sistemas de Computação
Resumo
Este projeto está focado na geração de soluções para gerenciamento de temperatura em processadores mono/multi/many cores considerando como aplicação alvo a codificação de vídeos digitais baseada nos padrões mais atuais de codificação de vídeo, como o HEVC. O problema de gerenciamento de temperatura é um desafio novo aos pesquisadores de todo o mundo, pois conforme a tecnologia de circuitos integrados avança, os diferentes efeitos provocados pela temperatura se agravam. Em paralelo, as aplicações que lidam com vídeos digitais demandam cada vez mais desses novos circuitos, pois o poder computacional necessário para lidar com o processamento de vídeos de altas resoluções (Full HD, 4K e 8K) e de vídeos com múltiplas vistas (que aumentam a imersão do usuário, ex.: 3D) só existem graças aos avanços tecnológicos dos circuitos que compõem os processadores. Através da realização dos objetivos deste projeto, pretende-se contribuir com o avanço do estado da arte do tema de gerenciamento de temperatura em processadores com técnicas direcionadas para os diferentes níveis de abstração dos sistemas, que incluem o nível da aplicação, o nível do sistema operacional e o nível do hardware.

Objetivo Geral

O principal objetivo deste projeto é investigar soluções inovadoras para o gerenciamento
térmico em circuitos digitais focando na aplicação de codificação de vídeo. Estas soluções
envolvem modelos termais para controlar a temperatura no nível do software (nível da aplicação). Os modelos termais no nível do hardware já existentes serão utilizados como base para desenvolver novas funções e modelos com base nas propriedades da aplicação alvo (codificação de vídeo) e nas características dos dados de entrada. Estes modelos vão prover uma estimativa do potencial de dependência entre temperatura e potência em relação as propriedades da aplicação. As principais aplicações de vídeos consideradas nesse projeto serão codificação de vídeo (2D e/ou 3D) baseadas no padrão estado da arte em codificação de vídeo, o HEVC.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DOUGLAS SILVA CORRÊA1201/05/201501/05/2018
IAGO COELHO STORCH1201/05/201501/05/2018
LUCIANO VOLCAN AGOSTINI401/05/201501/05/2018

Página gerada em 26/04/2024 21:09:30 (consulta levou 0.050687s)