Nome do Projeto
Iniciação Científica em Tópicos de Álgebra
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
22/06/2015 - 01/07/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Matemática - Algebra
Resumo
A ideia para este projeto de Iniciação Científica teve origem em outro projeto específico, no qual os alunos envolvidos estudam Teoria de Galois, teoria a qual nos responde a questão de que equações polinomiais de grau maior ou igual a 5 não são solúveis por radicais. Durante os seminários houve a necessidade de estudar conceitos matemáticos vistos na graduação, mas de forma mais aprofundada, vendo resultados e propriedades os quais não aparecem na súmula das disciplinas dos cursos de licenciatura. Neste momento, os alunos sentiram a necessidade e a curiosidade de estudar tais conteúdos mais profundamente. Deu-se então a ideia de criar um projeto de Iniciação Científica mais amplo cujo principal objetivo é oportunizar o estudo de alguns temas os quais tem sido ferramenta e fonte de pesquisa na área da Álgebra Abstrata, e que aprendam os pré-requisitos necessários para conhecê-los. Com isso, os alunos terão alguma ideia do que se trabalha na área de Álgebra. Este tipo de trabalho é muito importante em Matemática, principalmente para aqueles alunos que ao ingressar em um curso de graduação sentem a necessidade de experimentar todas as áreas que estão a sua disposição e assim seguem em busca de conhecimento. Começaremos por estudar a Teoria de Categorias [M], a qual nos dá uma nova linguagem, utilizando objetos e flechas, e que formaliza a descrição matemática de um tipo de estrutura. Por exemplo, na Álgebra Abstrata essa teoria é utilizada para descrever conjuntos, espaços vetoriais, monóides, grupos, grupóides, matrizes, entre outros.

Objetivo Geral

Neste projeto de pesquisa pretende-se:
- Iniciar os alunos envolvidos à pesquisa na área da Matemática Pura, especificamente na área de Álgebra;
- Introduzir conceitos matemáticos mais gerais, não trabalhados no curso de graduação;
- Desenvolver o Raciocínio Lógico-Matemático;
- Propiciar aos alunos envolvidos uma maior familiaridade com apresentações em público;
- Iniciar os alunos envolvidos na elaboração de textos matemáticos utilizando o software TEX;
- Elaboração de trabalhos por parte dos alunos, com a finalidade de expor os resultados estudados;
- Iniciação aos alunos para que participem de eventos na área.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CHRISTIAN MICHEL DA CUNHA GARCIA622/06/201501/07/2016
CHRISTIAN RÓGER VILELA PIEPER622/06/201507/04/2016
GIOVANNI DA SILVA NUNES307/04/201601/07/2016
GREGORY WILLIAM PERES607/04/201601/07/2016
LISANDRA DE OLIVEIRA SAUER307/04/201601/07/2016

Página gerada em 25/04/2024 22:01:49 (consulta levou 0.036053s)