Nome do Projeto
Percepção da representação da mulher em obras da literatura de língua inglesa
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
13/05/2016 - 31/08/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Linguística
Resumo
A promoção da igualdade entre homens e mulheres e o combate às formas de preconceito e discriminação herdadas de uma cultura patriarcal é uma luta de várias esferas da sociedade, sendo inclusive o objetivo principal da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (BRASIL, 2014). A representação da mulher em meios diversos e, dentre eles, os livros é um tema que merece atenção, já que discursos referentes à imagem, papel e poder da mulher estão repletos de mitos (BARTHES, 1980). Os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2006, p. 91) declaram que “[...] ‘ser cidadão’ envolve a compreensão sobre que posição/lugar uma pessoa ocupa na sociedade” – quer dizer, de que lugar essa pessoa fala na sociedade, por que é essa sua posição, se quer estar em tal posição, mudá-la ou sair dela. Nessa perspectiva, segundo os PCNs “a disciplina Línguas Estrangeiras pode incluir o desenvolvimento da cidadania” (BRASIL, 2006, p. 91), ou seja, por meio dela questões como as relativas às mulheres e relações de gênero podem ser trazidas à luz e discutidas. Considerando que as disciplinas de Literatura de Língua Inglesa são parte da formação dos alunos do curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês e que esses alunos quando professores poderão vir a trabalhar com obras literárias, é importante que eles percebam a presença de discursos em relação à mulher nas obras estudadas, a fim de futuramente desenvolver sua prática profissional munidos de uma consciência crítica no que tange à promoção da cidadania mencionada pelos PCNs. Assim, esta pesquisa, com base na Análise Crítica do Discurso (Chouliaraki; Fairclough, 1999; Fairclough, 1989, 2001) e nos estudos de Gênero (Bourdieu, 1999; Butler, 1990; Friedan, 1975; Millett, 1978), tem como objetivo principal analisar a percepção de discentes do curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês da UFPel no que se refere à representação da mulher nas obras estudadas nas disciplinas de Literatura de Língua Inglesa I e II, visando verificar se há o reconhecimento da presença de discursos de base androcêntrica e/ou feminista no que se refere à representação da mulher em tais obras. Além disso, busca-se 1) verificar a que discurso(s) os discentes se afiliam; 2) mapear a percepção dos discentes quanto à representação da mulher nas obras estudadas ; 3) despertar a consciência dos discentes para a presença de questões de gênero em textos literários.

Objetivo Geral

Analisar a percepção de discentes do curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês da UFPel no que se refere à representação da mulher nas obras estudadas nas disciplinas de Literatura de Língua Inglesa I e II, visando verificar se há o reconhecimento por parte dos discentes da presença de discursos de base androcêntrica e/ou feminista no que se refere à representação da mulher em tais obras. Além disso, busca-se 1) verificar a que discurso(s) os discentes se afiliam; 2) mapear a percepção dos discentes visando estabelecer bases para um processo de discussão de questões de representações de gênero nas obras estudadas nas disciplinas de Literatura de Língua Inglesa I e II; 3) c) despertar a consciência dos discentes para a presença de questões de gênero em textos literários.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CESAR TRINDADE DE OLIVEIRA1201/01/201531/07/2015
CESAR TRINDADE DE OLIVEIRA2001/01/201531/07/2015
JEAN FABRICIO LOPES FERREIRA613/04/201531/12/2015

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