Nome do Projeto
TREINAMENTO INTERMITENTE DE ALTA INTENSIDADE NO TAEKWONDO: COMPARAÇÃO ENTRE ESTÍMULOS GERAIS E ESPECÍFICOS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
16/12/2015 - 30/12/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Educação Física
Resumo
O treinamento intermitente de alta intensidade (TIAI) tem sido investigado em diferentes realidades e, especificamente em relação as modalidades de combate, existem algumas pesquisas relacionadas ao TIAI. Porém, no Taekwondo (TKD), poucos estudos avaliaram o efeito do treinamento físico na aptidão de atletas. Além do mais, não se sabe se treinos com esforços específicos proporcionam ajustes orgânicos diferentes de treinos com orientações gerais, como os cíclicos. O objetivo deste estudo será avaliar os efeitos de doze semanas de TIAI na aptidão física de atletas cadetes e adultos de Taekwondo (TKD). O estudo será um ensaio experimental, randomizado, com medidas repetidas. A amostra será composta por praticantes de TKD do projeto “Quem luta não briga”, do núcleo ESEF/UFPEL da cidade de Pelotas/RS. Os atletas serão alocados, de forma randômica, em grupos com treinamento geral (GTG), específico (GTE) e controle (GCON). GTG e GTE executarão o mesmo treino técnico/tático de TKD, com duração de 60 min, conduzido por faixa preta da modalidade, durante 12 semanas consecutivas, duas vezes na semana. Após, os grupos realizarão TIAI composto por oito séries de 20 segundos de esforço com característica all-out interceptadas por 10 segundos de recuperação passiva. Será avaliada antropometria, potência de membros inferiores, resistência de força, potência, força e velocidade de chute, capacidade anaeróbia específica, potência e capacidade anaeróbia gerais (teste de Wingate), potência aeróbia (teste progressivo em esteira) e desempenho em combate simulado. Os dados serão analisados com uma análise de variância (ANOVA) de dois caminhos com medidas repetidas para se testar os diferentes momentos de avaliação e tipo de treinamento adotado. Identificando-se significância na ANOVA, será considerado o teste de Bonferroni para identificação das diferenças.

Objetivo Geral

3. Objetivos:
O objetivo deste estudo será avaliar os efeitos de doze semanas de treinamento intervalado de alta intensidade na aptidão física de atletas cadetes e adultos de Taekwondo (TKD).
3.2. Objetivos específicos:
Em função do tipo de treino adotado, geral ou específico, avaliar as modificações em: i) variáveis antropométricas, ii) força e potência de membros inferiores (MMII), iii) velocidade e força para chutar, iv) potência e capacidade anaeróbia geral, v) capacidade anaeróbia específica e vi) potência aeróbia. Adicionalmente, será avaliado o efeito da intervenção no vii) desempenho em simulação de combate, considerando características técnicas e temporais da luta de TKD.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRO SILVA ADAMCZYK216/12/201530/12/2016
ANDRESSA FORMALIONI416/12/201530/12/2016
RAFAEL BUENO ORCY216/12/201530/12/2016
ROSSANO DINIZ416/12/201530/12/2016

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 41.000,00

Página gerada em 19/04/2024 16:42:31 (consulta levou 0.058219s)