Nome do Projeto
A GESTÃO NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: INDICADORES DE QUALIDADE E RELAÇÕES DE PODER
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2015 - 31/07/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração Pública
Resumo
O estudo propõe-se a analisar a qualidade da gestão em universidades públicas do Rio Grande do Sul , articulando a gestão com questões de poder e gênero no período 2012-2016. O foco de investigação está centrado na Universidade Federal de Pelotas/UFPel, na Fundação Universidade de Rio Grande/FURG e na Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA, duas dessas instituições( UFPel e FURG) criadas na década de 1960 e portanto com longa trajetória em gestão universitária e a UNIPAMPA, instituição criada recentemente em 2008, dentro do programa de expansão das universidades federais.
Objetivo Geral
O projeto propõe-se a analisar a qualidade da gestão em universidades públicas do Rio Grande do Sul , articulando a gestão com questões de poder e gênero no período 2012-2016. Mais especificamente objetiva:
- Analisar como se dá a gestão nos cargos exercidos nas IES públicas
- Verificar os principais fatores limitantes no exercício da gestão de IES públicas
- Levantar indicadores para avaliar qualidade na gestão das IES públicas
- Traçar o perfil dos gestores das IES públicas
Identificar as relações de poder, presentes nas universidades estudadas, através da presença feminina em cargos da administração central (reitoria e pró-reitorias), e de direção de unidades acadêmicas;
- Traçar um paralelo entre a formação profissional por gênero e os cargos ocupados nas instâncias decisórias das IES públicas
- Analisar como se dá a gestão nos cargos exercidos nas IES públicas
- Verificar os principais fatores limitantes no exercício da gestão de IES públicas
- Levantar indicadores para avaliar qualidade na gestão das IES públicas
- Traçar o perfil dos gestores das IES públicas
Identificar as relações de poder, presentes nas universidades estudadas, através da presença feminina em cargos da administração central (reitoria e pró-reitorias), e de direção de unidades acadêmicas;
- Traçar um paralelo entre a formação profissional por gênero e os cargos ocupados nas instâncias decisórias das IES públicas
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
JANAINA MENDES DE OLIVEIRA | 4 | 01/08/2015 | 31/07/2017 |
LUCAS KRÜGER KLUG | 4 | 01/08/2015 | 31/07/2017 |
PIERRE DONIRES DOS SANTOS CHAGAS | 4 | 01/08/2015 | 31/07/2017 |
RODRIGO SERPA PINTO | 4 | 01/08/2015 | 31/07/2017 |
SIMONE PORTELLA TEIXEIRA DE MELLO | 4 | 01/08/2015 | 31/07/2017 |
TANIA ELISA MORALES GARCIA | 4 | 01/08/2015 | 31/07/2017 |