Nome do Projeto
Efeitos de fatores motivacionais sobre a aprendizagem motora
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
17/08/2015 - 22/12/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Psicologia
Resumo
Estudos recentes, examinando diferentes fatores que afetam a aprendizagem de habilidades motoras, como a prática autocontrolada (Chiviacowsky, 2014; Chiviacowsky & Wulf, 2002; 2005; Chiviacowsky, Wulf, & Lewthwaite, 2012), o fornecimento de feedback após boas tentativas (Chiviacowsky & Wulf, 2007; Chiviacowsky, Wulf, Wally, & Borges, 2009) e a indução de concepções de capacidade (Drews, Chiviacowsky, & Wulf, & 2013; Wulf & Lewthaite, 2009), têm demonstrado que aspectos motivacionais resultantes da manipulação destas variáveis não afetam somente o desempenho de forma momentânea, sendo capazes de impactar a aprendizagem motora de forma permanente. No entanto, tais estudos preocuparam-se em mensurar a aprendizagem motora apenas em relação à efetividade do movimento em termos do seu resultado ambiental, como por exemplo, tempo em equilíbrio ou precisão espacial/temporal. O objetivo do presente estudo é investigar mais diretamente os efeitos motivacionais dos fatores prática autocontrolada, feedback após boas tentativas e concepções de capacidade, na aprendizagem de habilidades motoras em crianças e adultos. 120 indivíduos adultos e 120 crianças participarão do estudo. Os participantes realizarão 10 tentativas na fase de prática e, 24 horas depois, realizarão um teste de retenção constando de 5 tentativas. Serão utilizadas análises diretas de eficiência motora, como economia neuromuscular, através da eletromiografia, e variação do centro de pressão plantar (COP), através do uso de plataforma de força. Seis experimentos com adultos envolvendo separadamente os três fatores citados e as duas medidas de eficiência motora, com delineamentos de aprendizagem motora (fases de aquisição e retenção), foram formulados para alcançar os objetivos acima. Além disto, dois experimentos com crianças observarão os efeitos do fornecimento de autonomia sobre a aprendizagem de habilidades sequenciais da dança e habilidades discretas esportivas desta população. Espera-se que os participantes que recebam prática autocontrolada, fornecimento de feedback após boas tentativas de prática e induções de concepções de capacidade maleáveis apresentem maior economia neuromuscular e menores variações do COP ântero-posterior e médio-lateral, do que participantes que recebam prática externamente controlada, feedback após más tentativas de prática e induções de concepções de capacidade fixas.

Objetivo Geral

O objetivo do presente estudo é investigar mais diretamente os efeitos motivacionais dos fatores prática autocontrolada, feedback após boas tentativas e concepções de capacidade, na aprendizagem de habilidades motoras em crianças e adultos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAMILA CERICATTO SEGALLA1201/08/201631/07/2017
HELENA THOFEHRN LESSA1217/08/201522/12/2017
LEON FLORES CIBEIRA817/08/201522/12/2017
LUIZA BORGES MARTINS1201/08/201631/07/2017
NATÁLIA MAASS HÄRTER1617/08/201505/09/2016
NATÁLIA MAASS HÄRTER1201/08/201531/07/2016
PRISCILA LOPES CARDOZO1217/08/201522/12/2017
RICARDO TRINDADE DE CAMARGO1617/08/201505/09/2016

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