Nome do Projeto
Gênero televisivo e modos de endereçamento: reflexões sobre as narrativas da morte no Jornal Nacional
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
10/09/2015 - 28/02/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Resumo
O projeto propõe compreender a relação entre as narrativas da morte apresentadas nas reportagens do Jornal Nacional e o seu público espectador. Os procedimentos metodológicos deste estudo vão incluir a articulação entre os conceitos de gênero televisivo e modos de endereçamentos (dando-se enfoque a quatro operadores de análise: o pacto sobre o papel do jornalismo; recursos da linguagem televisiva; formatos de apresentação da notícia; e relação com as fontes de informação). As discussões teóricas apresentadas neste projeto contemplam conceitos introdutórios sobre a morte, aspectos históricos e culturais sobre o tema, além de breves considerações sobre a presença da finitude humana na cena televisiva. Apresentamos, também, discussões sobre gêneros e modos de endereçamento.

Objetivo Geral

Objetivo geral
Compreender a relação entre as narrativas da morte no Jornal Nacional e o seu público espectador a partir dos modos de endereçamento estabelecido pelo gênero televisivo.


Objetivos específicos
- Analisar as estratégias discursivas utilizadas pelo Jornal Nacional na construção das narrativas sobre a morte para conduzir o espectador “imaginado” à realização de uma leitura preferencial.
- Entender as especificidades presentes nas narrativas sobre a morte no Jornal Nacional, que demonstram o estilo do utilizado do telejornal, e compreender quem o JN imagina que é o seu espectador da morte.
- Compreender a forma como o Jornal Nacional utiliza os recursos da linguagem televisiva, trabalha os formatos de apresentação da notícia e estabelece a relação com as fontes na construção das narrativas sobre a morte.
- Compreender o pacto sobre o papel do jornalismo proposto pelo Jornal Nacional ao produzir reportagens sobre a morte.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ESTEVAN DE FREITAS GARCIA410/09/201528/02/2017
MATHEUS FONTOURA GARCIA410/09/201528/02/2017

Página gerada em 08/12/2019 19:39:12 (consulta levou 0.072466s)