Nome do Projeto
Acompanhamento de egressos do Curso de Teatro-Licenciatura da UFPEL e sua inserção profissional docente
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/09/2015 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
O projeto de pesquisa apresentado enseja mapear os egressos das quatro primeiras turmas do curso de Teatro-Licenciatura da UFPel, formados nos anos de 2011 a 2014 e acompanhar aqueles que estão inseridos diretamente no ensino de Teatro, em espaços formais e não-formais de educação. Pretende-se compreender como estes sujeitos estão se vendo como professores de Teatro, que saberes são destacados por eles como mais relevantes na sua prática docente. Com os resultados desta pesquisa pretende-se avançar na qualificação curricular do próprio curso, principalmente nas áreas de Pedagogia do Teatro e dos Estágios Supervisionados, destacando potencialidades, fragilidades e apontando possíveis encaminhamentos formativos, a partir do conhecimento e avaliação do perfil do egresso do Curso de Teatro da UFPel. A metodologia desta pesquisa será de caráter quantitativo e qualitativo, por trabalhar com dados de números de ingressantes, formados e evasão, em relação às quatro primeiras turmas do Curso de Teatro, além de levantar dados referentes à inserção ao mercado de trabalho. Após, será feita uma busca pelos alunos egressos do curso, mapeando as realidades de cada egresso. Na coleta de dados com os egressos, serão privilegiados, basicamente: A empregabilidade e sua atuação profissional; O contexto profissional; As experiências pedagógicas; A formação continuada; A especificidade do Teatro no campo de trabalho. E ainda, como instrumento para o estudo, a análise das narrativas sobre as experiências profissionais daqueles egressos que estão atuando como professores, seja na educação formal, seja em espaços não-formais de educação, desde que estejam atuando com o Teatro. A intenção de analisar as narrativas dos egressos é de capturar suas regularidades discursivas a respeito das suas experiências com a profissão, os modos de se narrarem, os saberes, as práticas, as escolhas, as angústias, as conquistas, as impressões sobre si, apontadas por eles em suas escritas e depoimentos. Como principal impacto esperado, ao final desta pesquisa, está a finalidade de contribuir, continuamente, para a melhoria do curso de Teatro-Licenciatura da UFPel, em todos os seus aspectos. E ainda, estima-se que a pesquisa tenha como resultados efetivos: Acompanhar e promover trocas de experiências entre os egressos do curso de Teatro da UFPel que estão atuando na educação formal e não-formal; Construir um banco de dados a ser alimentado periodicamente pelos egressos do curso.

Objetivo Geral

Compreender o contexto de trabalho dos egressos do curso de Teatro-Licenciatura da UFPel e as especificidades da área de Teatro dentro deste espaço de atuação;
Acompanhar as demandas oriundas da rotina docente, em relação à área de conhecimento do Teatro;
Analisar as experiências profissionais, as escolhas teórico-metodológicas e os saberes que têm fundamentado as práticas docentes;
Analisar pontos de convergência e divergências no processo de ensino e de aprendizagem de Teatro, na educação formal e não-formal;
Levantar as expectativas iniciais sobre a profissão docente (durante a formação inicial) e suas possíveis alterações com a entrada no mercado de trabalho;
Compreender as possíveis lacunas no currículo da formação inicial em relação às demandas profissionais e sociais;
Promover um canal de comunicação entre os egressos e fomentar o processo de formação continuada dos egressos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FABIANE TEJADA DA SILVEIRA201/09/201531/12/2017
MARIA AMELIA GIMMLER NETTO201/09/201531/12/2017
MATEUS GONCALVES201/09/201531/12/2015
TAIS DIAS GALINDO201/09/201531/12/2016

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