Nome do Projeto
DADOS SOBRE AQUISIÇÃO DA ESCRITA: FONOLOGIA E ORTOGRAFIA
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
16/09/2015 - 30/09/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Linguística - Psicolinguística
Resumo
O presente projeto de investigação pretende dar continuidade a uma trajetória de pesquisa sobre aquisição da escrita que teve seu início em 2001. Em mais de 13 anos de investigação sobre a escrita das crianças dos anos iniciais, especialmente a partir de análises que contemplam a ortografia em suas possíveis relações com a fonologia, temos visado ao desenvolvimento de investigações cujo foco recai sobre os erros (orto)gráficos e sobre a busca de interpretações que nos permitam compreender as hipóteses das crianças e analisar a emergência do conhecimento lingüístico, sobretudo o fonológico, que subsidiam as escolhas gráficas feitas por elas. O investimento que temos feito na definição de categorias para classificação e interpretação dos erros produzidos nas escritas dos anos iniciais tem o intuito de definir sua natureza, isto é, se tais erros são motivados por dificuldades inerentes ao sistema ortográfico ou por aquelas relacionadas a aspectos da fonética e da fonologia da língua. Nossas pesquisas ampliarão seu escopo à medida que o efeito de variáveis tais como, o tipo de texto, a variedade e a quantidade vocabular e a consciência linguística sobre o desempenho ortográfico puderem ser avaliadas. Para tanto, definem-se os seguintes objetivos específicos: i) descrever os erros ortográficos produzidos por crianças brasileiras que frequentam os anos iniciais do ensino fundamental, em especial aqueles relacionados a aspectos fonético-fonológicos, dividindo-os em três grandes blocos: sílaba, segmento e segmentações não convencionais; ii) descrever a analisar a relação entre o tipo de erros encontrado e o tipo de texto analisado (narrativo, descritivo e argumentativo); iii) descrever e analisar estatisticamente dados referentes à extensão e variedade vocabular das crianças pesquisadas; iv) descrever e analisar dados relativos ao desenvolvimento de tarefas que visam avaliar habilidades fonológicas; v) verificar a existência ou não de relações entre o erro (orto)gráfico de base fonológica e o de segmentação da escrita com fatores tais como extensão e variedade vocabular e habilidades fonológicas; e vi) procurar, nos dados estudados, evidências que possam contribuir para com a discussão de fenômenos relevantes às discussões do campo da fonologia, bem como para aquelas referentes ao processo de aquisição ortográfica.

Objetivo Geral

• Descrever os erros ortográficos produzidos por crianças brasileiras que frequentam os anos iniciais do ensino fundamental, em especial aqueles relacionados a aspectos fonético-fonológicos, dividindo-os em três grandes blocos: sílaba, segmento e segmentações não convencionais.
• Descrever e analisar os erros (orto)gráficos encontrados em textos de diferentes tipos, produzidos por crianças dos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental.
• Descrever e analisar estatisticamente dados referentes à extensão e variedade vocabular das crianças pesquisadas.
• Descrever e analisar dados relativos ao desenvolvimento de tarefas que visam avaliar habilidades fonológicas.
• Verificar a existência ou não de relações entre o erro (orto)gráfico de base fonológica e de segmentação da escrita com fatores tais como: tipo de texto, extensão e variedade vocabular e habilidades fonológicas.
• Procurar, nos dados estudados, evidências que possam contribuir para com a discussão de fenômenos relevantes às discussões do campo da fonologia bem como para aquelas referentes ao processo de aquisição da ortografia.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA DUARTE MATOSO1201/08/201731/07/2018
ALESSANDRA STEILMANN1201/08/201631/07/2017
DIANDRA DONINI FERNANDES1201/08/201831/07/2019
DIANDRA DONINI FERNANDES1201/08/201731/07/2018
ISABEL DE FREITAS VIEIRA COIMBRA2016/09/201531/08/2016
JAQUELINE COSTA RODRIGUES2016/09/201531/08/2016
LISSA PACHALSKI2016/09/201513/08/2018
LISSA PACHALSKI1201/08/201631/07/2017

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