Nome do Projeto
O contato linguístico e o ensino-aprendizagem de línguas
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
22/11/2015 - 22/11/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Letras
Resumo
Formação de um grupo de pesquisa de iniciação científica na área de Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas (L1, L2 e LE), para promover reflexões sobre questões didático-pedagógicas, político-linguísticas e sociolinguísticas em comunidades multilíngues, bem como sobre métodos de pesquisa de campo. Levantamento das comunidades com contato alemão-português na região de Pelotas, e elaboração de um projeto de implementação do ensino da Língua Alemã em suas escolas para fomentar o bilinguismo societal e precoce para posteriormente criar um espaço para estágios e efetivo trabalho para os alunos do curso de 'Licenciatura em Letras - Alemão e Português e respectivas Literaturas' da UFPel.
Objetivo Geral
Este projeto de pesquisa visa a:
1) formar um grupo de pesquisa de iniciação científica na área de Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas (L1, L2 e LE), para promover reflexões sobre questões didático-pedagógicas, político-linguísticas e sociolinguísticas em comunidades multilíngues;
2) discutir métodos e instrumentos de pesquisa de campo (qualitativa e quantitativa) (ERICKSON, SCHULTZ, 2002; ERICKSON, 1984, 1989; BARCELOS, 2001; ATKINSON, 1984; MASON, 1998).
3) elaborar e aplicar uma entrevista sociolinguística sobre diferentes aspectos do ensino-aprendizagem de línguas em comunidades com contato alemão-português;
4) fazer o levantamento dos municípios da região de Pelotas com contato alemão-português e visitar suas autoridades educacionais para propor a implementação do ensino da Língua Alemã em suas escolas para fomentar o bilinguismo societal e precoce;
5) criar um espaço para estágios e trabalho efetivo para os estudantes do curso de ‘Licenciatura em Letras - Alemão e Português e respectivas Literaturas’ da UFPel, e dar visibilidade a este curso e
6) apresentar os resultados em congressos e simpósios e publicá-los, em forma de artigos, em periódicos da área.
1) formar um grupo de pesquisa de iniciação científica na área de Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas (L1, L2 e LE), para promover reflexões sobre questões didático-pedagógicas, político-linguísticas e sociolinguísticas em comunidades multilíngues;
2) discutir métodos e instrumentos de pesquisa de campo (qualitativa e quantitativa) (ERICKSON, SCHULTZ, 2002; ERICKSON, 1984, 1989; BARCELOS, 2001; ATKINSON, 1984; MASON, 1998).
3) elaborar e aplicar uma entrevista sociolinguística sobre diferentes aspectos do ensino-aprendizagem de línguas em comunidades com contato alemão-português;
4) fazer o levantamento dos municípios da região de Pelotas com contato alemão-português e visitar suas autoridades educacionais para propor a implementação do ensino da Língua Alemã em suas escolas para fomentar o bilinguismo societal e precoce;
5) criar um espaço para estágios e trabalho efetivo para os estudantes do curso de ‘Licenciatura em Letras - Alemão e Português e respectivas Literaturas’ da UFPel, e dar visibilidade a este curso e
6) apresentar os resultados em congressos e simpósios e publicá-los, em forma de artigos, em periódicos da área.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CRISTINE BARSEWISCH HOBUSS | 2 | 17/05/2010 | 16/09/2013 |
DAIANE MACKEDANZ | 2 | 17/05/2010 | 16/09/2013 |
INGRID HERTA GEHRKE GOULART | 2 | 22/11/2015 | 22/11/2016 |
ISABELLA FERREIRA MOZZILLO | 1 | 22/11/2015 | 22/11/2019 |
SIRLEI SCHUMACHER | 2 | 22/11/2015 | 22/11/2016 |