Nome do Projeto
Modelagem Geofísica da Tectônica Gravitacional na Planície Costeira do RS e no Cone de Rio Grande
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
18/01/2016 - 20/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Resumo
Esse plano de trabalho propõe a realização de estudos geofísicos e estruturais na Planície Costeira e na plataforma continental (domínio do Cone de Rio Grande) do Rio Grande do Sul (Brasil) em decorrência de importantes estruturas geológico-estruturais recentemente identificadas na região que abrange Mostardas – Rio Grande – Chuí. Pretende-se desenvolver um modelo geológico-estrutural para a região e estabelecer os elementos básicos originados sob a influência da possível tectônica gravitacional. A área da plataforma e do talude continental na Bacia de Pelotas conta com um número apreciável de linhas sísmicas 2D públicas que podem ser acessadas a partir do Banco de Dados de Exploração e Produção da Agência Nacional do Petróleo (BDEP - ANP). Essas linhas sísmicas são paralelas e perpendiculares à costa e estão mais densificadas na área do Cone de Rio Grande. A área de estudo conta ainda com levantamentos gravimétricos e magnetométricos, além de poços de exploração, também disponíveis no BDEP – ANP. Desta forma, a disponibilidade dos dados geofísicos é fator relevante para a viabilidade do estudo.

Objetivo Geral

O objetivo geral deste projeto é o mapeamento geológico-estrutural da tectônica de gravidade na Bacia de Pelotas a partir do processamento e análise de dados geofísicos. Especificamente, objetiva-se: i) Processamento de linhas sísmicas 2D profundas, e dados gravimétricos e magnetométricos (se possível), na Bacia de Pelotas, para avaliação da continuidade espacial de feições estruturais ligadas à tectônica gravitacional;
ii) Desenvolvimento de um modelo geológico-estrutural regional para a Bacia de Pelotas, com ênfase na região do Cone de Rio Grande (do talude continental à Planície Costeira do RS).

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADELIR JOSE STRIEDER1018/01/201620/12/2019
LETICIA SILVEIRA MARAFON518/01/201620/12/2019
YURI VON AMELN COELHO518/01/201620/12/2019

Página gerada em 25/04/2024 05:42:37 (consulta levou 0.034887s)