Nome do Projeto
Geocomputação, analises espaciais e modelagem urbana: aplicações no planejamento urbano contemporâneo.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/01/2016 - 31/12/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Planejamento e Projeto do Espaço Urbano
Resumo
Estudos urbanos que pautam a lógica e as práticas do planejamento urbano contemporâneo estão baseadas sobre a complexidade do sistema urbano, envolvendo os atributos ambientais, morfológicos e sociais, que compõem subsistemas que o configuram como um fenômeno com propriedades de auto-organização. São pautas para o planejamento urbano contemporâneo a investigação conceitual, o conhecimento das possibilidades analíticas e o desenvolvimento de métodos e técnicas associadas ao urbanismo contemporâneo, onde os recursos tecnológicos da geocomputação, as lógicas de pesquisa sobre modelagem urbana e as capacidades das análises espaciais avançadas, são linhas de investigação que vem alcançando resultados e contribuições significativas aos estudos urbanos, as quais o presente projeto pretende percorrer. Neste sentido, é esperado o desenvolvimento local de recursos tecnológicos e metodológicos, bem como a atualização e apropriação de ferramentas e processos existentes para aplicações no planejamento urbano contemporâneo.

Objetivo Geral

Investigar, explorar e desenvolver métodos e técnicas para o estudo da cidade na contemporaneidade, associando recursos tecnológicos da geocomputação, as lógicas de pesquisa da modelagem urbana e as capacidades das análises espaciais avançadas, integrando permanentemente os atributos ambientais, morfológicos e sociais que conformam o fenômeno urbano.
-- estudos sobre geocomputação, incluindo modos de georreferenciamento, transição de dados entre softwares, cadastro de base de dados e atualização sobre o desenvolvimento pacotes de ferramentas de geoprocessamento
-- construção de atributos do ambiente urbano, incluindo atributos da paisagem natural de cobertura do solo (vegetação, recursos hídricos, banhados) , atributos da forma urbana (base de eixos, de quadras, lotes e edificações) e dados socioeconômicos (uso do solo, população, renda, etc. do IBGE e outras bases de pesquisa), incluindo fotointerpretação de imagens de satélite, delineamento das feições urbanas e naturais e acesso à base de dados.
-- análises espaciais sobre a paisagem natural de suporte à urbanização (topografia, delineamento de bacias hidrográficas, linhas de drenagem, declividades, cotas de alagamentos) mediante interpretação de dados altimétricos e o estudos da capacidade do meio de suporte à urbanização.
-- desenvolvimento ferramentas computacionais de modelagem urbana para análises configuracionais do sistema urbano com recursos da tecnologia dos grafos, associados às medidas urbanas de centralidade, acessibilidade e derivadas.
-- desenvolvimento ferramentas computacionais de modelagem urbana para simulação da dinâmica urbana com recursos de autômato celulares, integrando as formas do crescimento urbano à paisagem natural e as lógicas sócio-espaciais subjacentes.
-- aplicações dos princípios da lógica social do espaço e estudos sobre o espaço sintático para o estudo morfológico dos espaços abertos, integrando recursos da space syntax, das lógica das isovistas e dos mapas de profundidade e integração.
-- desenvolvimento de ferramentas computacionais para a participação popular no planejamento urbano, envolvendo questionários online sobre bases espaciais e aplicando a tecnologia dos grids.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA PAULA POLIDORI ZECHLINSKI201/02/201531/12/2015
MAURICIO COUTO POLIDORI201/02/201531/12/2015
OTÁVIO GIGANTE VIANA201/02/201531/12/2015
Rubens Barbosa Leal201/02/201531/12/2015

Página gerada em 14/10/2024 15:39:36 (consulta levou 0.058211s)